Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vitamina C é muito mais do que um nutriente contra resfriados

Ácido ascórbico traz inúmeros benefícios ao corpo

Notícias ao Minuto Brasil

06:43 - 30/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, é um nutriente solúvel em água, descoberto em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi. Como não é sintetizada pelo corpo humano, a alimentação é a fonte de obtenção da vitamina.

Conhecida por melhorar o sistema imunológico, a vitamina C ajuda em uma série de outros processos importantes para a saúde. Ela melhora a pele, o humor, evita problemas oftalmológicos e derrames, além de ter ação antioxidante, segundo o site Minha Vida. Laranja, acerola, goji berry, kiwi, goiaba, couve e brócolis são as fontes mais comuns desta substância.

O site Minha Vida listou uma série de benefícios comprovados da Vitamina C, que vão muito além de manter o resfriado longe.

Melhora a imunidade: Um estudo publicado no Annals of Nutrition & Metabolism revela que a vitamina C melhora realmente o sistema imunológico. Outras pesquisas também chegaram às mesmas conclusões.

Evita o envelhecimento da pele: Uma pesquisa publicada no "Archives of Otolaryngology - Head" concluiu que o uso tópico de vitamina C diminui os danos cutâneos causados pelo sol.

Proporciona resistência aos ossos: Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Monte Sinai, Estados Unidos, e publicado no periódico "PLoS One", mostrou que a vitamina C pode proteger uma pessoa contra a osteoporose, uma doença progressiva que diminui a densidade dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

Melhora a absorção de ferro: Um estudo realizado na Índia forneceu 100 mg de vitamina C durante 60 dias, duas vezes ao dia (no almoço e no jantar), a crianças vegetarianas que apresentavam anemia por deficiência de ferro mostrou que houve uma melhoria drástica no quadro anêmico, tendo a maioria recuperado completamente.

Evita problemas de visão: Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, feita com 3654 pessoas, revelou que consumir boas quantidades de vitamina C ajuda a prevenir o desenvolvimento da catarata.

Ajuda a melhorar sintomas da asma: Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nottingham na Inglaterra, concluiu que baixos níveis de vitamina C no sangue elevam em 12% o risco de asma.

Ação antioxidante: Vários estudos já comprovaram a eficácia da Vitamina C no combate à oxidação (envelhecimento) das células e aos radicas livres.

Previne e melhora gripes e resfriados: Um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, concluiu que boas quantidades do nutriente no organismo fazem com que a pessoa fique resfriada por menos tempo e com os sintomas atenuados.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório