Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas alertam: Antioxidantes podem acelerar o câncer

Ingerir suplementos antioxidantes pode ter um efeito reverso ao esperado.

Cientistas alertam: Antioxidantes podem acelerar o câncer
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 13/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Os antioxidantes são o nutriente da moda mas, como em tudo, há que ter cautela no consumo. De acordo com um recente estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, a ingestão de suplementos antioxidantes pode, na verdade, ter um efeito reverso ao esperado.

Segundo o site Live Science, o estudo sueco diz que ingerir este tipo de suplementos por parte de pessoas com câncer (num estado inicial ou não) ou em risco de desenvolver a doença pode, afinal, acelerar o aparecimento e crescimento de tumores, deixando este tipo de pessoas ainda mais vulneráveis às agressões cancerígenas.

A conclusão surgiu depois de ter sido analisado o impacto da ingestão suplementar de N-acetilcisteína (NAC) e vitamina E por parte de pacientes com melanoma – mas a mesma equipe de cientistas já tinham notado um impacto negativo destes nutrientes em pacientes com câncer no pulmão.

A ingestão de suplementos com base em NAC e vitamina E (presente em alguns protetores solares – o que faz parecer ainda mais alto o sinal de alerta quanto ao câncer da pele) faz com que as células cancerígenas ‘se sintam em casa’ perante nutrientes que as neutralizam, o que leva a que o tumor fique mais evasivo (uma vez que os antioxidantes ativam uma proteína que provoca esse efeito) e que o processo de aparecimento de novas metástases duplique o ritmo.

No caso do consumo de um suplemento à base de NAC, os investigadores notaram que em ratos, o melanoma apresentava o dobro do número de tumores em apenas 80 dias.

Para já, destacam a investigação feita em ratos de laboratório, apenas sobre os suplementos de antioxidantes, não se sabendo, ainda, qual o real efeito dos protetores solares (principalmente aqueles que possuem vitamina E na sua composição) e de um consumo excessivo de alimentos com propriedades antioxidantes, como é o caso dos frutos vermelhos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório