Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CrossFit já é apontado como "religião" em pesquisa de Harvard

Pesquisadores encontraram semelhanças entre as relações desenvolvidas no ambiente das academias de CrossFit e as que ocorrem em templos religiosos

CrossFit já é apontado como "religião" em pesquisa de Harvard
Notícias ao Minuto Brasil

17:09 - 28/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Treino

O CrossFit é um tipo de treinamento de força e condicionamento físico que tem atraído adeptos em todo o mundo. Agora, conta a revista Exame, essa modalidade de treino pesado já está sendo reconhecida como “comunidade espiritual”.

Segundo a publicação, pesquisadores da Harvard Divinity School encontraram semelhanças entre as relações desenvolvidas no ambiente das academias de CrossFit e as que ocorrem em templos religiosos.

A reportagem do jornal The New York Times explica que a franquia de ginástica foi fundada em 2000, e já é comparada a uma igreja. Isso porque tal como ocorre com grupos religiosos, o fortalecimento de laços de amizade, companheirismo e a noção de pertencimento a um grupo coeso de cooperação são consequências visíveis entre os adeptos da prática esportiva.

Palavras como “família, boas risadas, amor e comunidade” estão entre as comumente usadas por um dos praticantes para definir CrossFit e foram selecionadas para entrar no estudo "How We Gather", (Como nos reunimos, em tradução livre do inglês), da Harvard Divinity School.

A pesquisa tem como objetivo definir religiosidade nos Estados Unidos, ampliando o foco para além de igrejas e templos como lugares de surgimento destas comunidades de status espiritual.

De acordo com a reportagem, as mesmas qualificações usadas pelo praticante de CrossFit podiam estar no discurso de um religioso, ou de um participante de uma torcida, ou de grupos de fãs de Star Wars, por exemplo. O NYT destaca que definir o que é religiosidade é surpreendentemente difícil porque não há máximas que se apliquem a todas as religiões.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório