Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que as mãos podem dizer sobre a sua saúde

Conheça os 12 segredos sobre a sua saúde que as suas mãos e unhas podem revelar

O que as mãos podem dizer sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto Brasil

13:58 - 19/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Se souber a que sintomas deve estar atento, o estado das suas mãos e unhas podem revelar informações importantes sobre a sua saúde em geral.

O site Mirror revela 12 sinais a que deve estar atento e o que é que eles podem significar:

1. Pontas dos dedos azúis. Pode ser um sinal de má circulação. Mas, se for acompanhado por sintomas como febre pode ser um sinal de pneumonia ou se ocorrer depois de praticar exercício físico pode ser um primeiro sinal de problemas nos pulmões.

2. Relevo nas unhas. Muitas linhas horizontais ou altos nas unhas pode ser um sinal de que acaba de recuperar de uma infecção grave ou de uma doença como o câncer.  Isto porque quando está muito doente as unhas param de crescer, descreve o Mirror.

3. Unhas ‘pálidas’. Normalmente se fizer pressão sobre as suas unhas, elas ficam brancas, e depois voltam a ficar cor-de-rosa quando liberta a pressão. Se continuarem brancas durante um bocado depois de retirar a pressão ou lhe parecerem sempre ‘pálidas’, pode ser um sinal de falta de ferro ou anemia.

4. Mãos a tremer. Excesso de cafeína, altos níveis de ansiedade e certos medicamentos podem fazer com que fique com as mãos trêmulas. Mas se tiver tremores inexplicáveis e frequentes deve consultar um médico. Pode ainda ser um primeiro sinal da doença de Parkinson.

5. Manchas escuras nas unhas. É raro mas este sintoma pode indicar um melanoma, o câncer de pele mais mortal.

6. Dedos hipocráticos. “Quando os dedos e as unhas desenvolvem final bulboso, muitas vezes é devido a uma diminuição do oxigênio disponível no corpo e pode ser um sinal de doença pulmonar crônica, incluindo fibrose e câncer dos pulmões", diz o pneumologista Dr. Russell. Este sintoma também pode ocorrer em caso de doenças cardíacas graves, e deve, portanto, consultar o seu médico imediatamente.

7. Palmas das mãos com manchas vermelhas. Pode dever-se a uma condição chamada de eritema palmar, que é um sinal de doença hepática, particularmente de cirrose e esteatose hepática não alcoólica. Deve, claro, consultar o seu médico.

8. Dedos inchados. Fatores geralmente inofensivos como excesso de sal na alimentação, síndrome pré-menstrual ou ligeira desidratação podem fazer com que os dedos fiquem inchados. Mas os dedos inchados e rijos também podem devem-se a problemas sérios como artrite reumatoide ou problemas de tiroide.

9. Palmas das mãos suadas. Ter as palmas das mãos quentes e suadas pode dever-se ao estresse mas também pode ser um sinal de hipertiroidismo, que tende a acelerar o metabolismo, fazendo com que gere mais calor e queime mais calorias. Fale com o seu médico se for um problema frequente.

10. Dedos que se ‘enrolam’ para dentro. Este é um sintoma clássico da contratura de Dupuytren, na qual os tendões que vão da ponta dos dedos para as palmas das mãos engrossam, fazendo com que o dedo comece a enrolar-se para baixo na direção da palma da mão. Geralmente é um problema genético mas também se pode ser por causa do consumo excessivo de álcool, diabetes ou a alguma lesão na mão. Consulte o seu médico mal comece a notar as diferenças.

11. Unhas descoloradas. Unhas amareladas ou esverdeadas podem ser um sinal de que tem uma infecção fúngica. Se estes sintomas forem recorrentes, pode ser um primeiro sinal de diabetes.  

12. Nós dos dedos ‘inchados’. Inchaços rígidos e amarelos nos nós dos dedos que ficam mais visíveis quando cerra o punho podem ser provocados por depósitos de colesterol. Verifique os níveis do seu colesterol e fale com o seu médico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório