Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ar condicionado em excesso pode prejudicar a saúde

Segundo pneumologista do HCor, o contato excessivo com o ar frio e seco do aparelho pode provocar o ressecamento da mucosa das vias aéreas, dificultando a capacidade que ela tem de impedir a entrada de vírus e bactérias no organismo

Ar condicionado em excesso pode prejudicar a saúde
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 14/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Neste verão, os termômetros tem registrado temperaturas acima dos 30.º em diferentes partes do país. Isso faz com que grande parte da população tenha que permanecer com o ar condicionado ligado em casa ou no trabalho, regularmente. Porém, apesar de aliviar o calor, o uso excessivo do aparelho pode prejudicar a saúde. “Hoje em dia, o ar condicionado é um importante fator relacionado às doenças respiratórias. Isso acontece porque o ar frio e seco tende a provocar um ressecamento da mucosa das vias aéreas, dificultando a capacidade que ela tem de impedir a entrada de vírus e bactérias no organismo&rdquo ;, diz o Dr. João Marcos Salge, pneumologista do HCor – Hospital do Coração.

O Dr. Salge explica que permanecer períodos prolongados em locais fechados com ar condicionado também pode aumentar as chances de se pegar uma gripe ou um resfriado, em função da proliferação de microorganismos no ambiente. "Pessoas que já sofrem de doenças respiratórias, como asma, rinite, entre outras, são ainda mais sensíveis e podem ter seu estado de saúde agravado, caso fiquem expostas por muito tempo ao ar frio”, revela o pneumologista do HCor.

Variação de temperatura

Embora não exista comprovação científica, a exposição a variações muito extremas de temperatura exige maior adaptação dos mecanismos de regulação do nosso organismo. “Recomenda-se, portanto, o uso racional dos aparelhos de ar condicionado. Para isso, o ajuste de temperatura deve ser regulado para faixas entre 21ºC e 23ºC”, sugere o Dr. Salge. “Com equilíbrio e sem exageros, é possível manter uma temperatura agradável que não cause danos à saúde”, avalia o médico.

Limpeza diminui efeitos nocivos

Uma alternativa para diminuir os efeitos nocivos do ar condicionado é mantê-lo sempre limpo. Para isso, é muito importante fazer a manutenção do aparelho periodicamente para evitar a proliferação de vírus e bactérias. “Nem sempre, o filtro dos aparelhos de ar condicionado pode reter todas as impurezas. Então, a sujeira que sobra costuma ficar acumulada nos tubos. Por isso, além de trocar o filtro, é preciso sempre fazer uma limpeza completa no aparelho”, diz o Dr. Salge. “O ideal é que os filtros sejam trocados, pelo menos, uma vez por ano, enquanto os tubos devem ser limpos a cada seis meses, ou de acordo com as recomendações do fabricante. O mesmo se aplica ao ar condicionado do carro, cuja manutenção deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, aproximadamente”, aconselha.

Hidrate o nariz

Outra maneira de minimizar os efeitos do ressecamento nasal provocado pelo ar frio, é a hidratação. Segundo o Dr. Salge, beber bastante água e gotejar soro fisiológico para umidificar as narinas já ajuda a normalizar o grau de umidade na parte interna do nariz. “Pessoas alérgicas, portadores de doenças respiratórias crônicas ou na terceira idade devem estar em dia com a vacina da gripe, já que ela fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a evitar infecções”, recomenda o pneumologista do HCor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório