Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como se acalmar durante uma crise de ansiedade

Os ataques de pânico são muito assutadores, mas podem ser controlados e seus sintomas aliviados

Saiba como se acalmar durante uma crise de ansiedade
Notícias ao Minuto Brasil

21:52 - 18/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

A ansiedade pode fazer parte da vida de muitas pessoas, e em vários graus de intensidade, mas se você tiver preocupações constantes e persistentes pode caracterizar um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Caso sofra ataques abruptos com sintomas que incluam coração acelerado, náusea, tremores e medo intenso, isso pode ser uma ataque de pânico. Mesmo sendo assustadores, eles podem ser controlados e seus sintomas aliviados. Mas lembre-se: é fundamental procurar ajuda psicológica e, em alguns casos, suporte médico. Veja alguns passos do que fazer em um situação dessas:

Repire fundo

- Tente segurar a respiração para começar. Isso pode diminuir a sensação de asfixia e de incapacidade de respirar.

- Após segurar a respiração, comece respirando devagar utilizando o diafragma. Coloque uma das mãos sobre o peito e a outra na barriga. Você deve sentir o abdômen subir e descer enquanto respira, e a outra mão deve permanecer quase parada.

- Inspire pelo nariz durante quatro segundos. Segure a respiração por dois ou três segundos. Expire devagar pela boca durante cinco ou seis segundos.- Continue a respiração diafragmática por alguns minutos até notar diferença no relaxamento muscular e clareza de pensamento.

Concentre-se nos sentidos

- Esses sintomas são frutos da ansiedade. Evite dizer a si mesmo que precisa “controlar” os sintomas, pois isso pode piorar o pânico.

- Fique parado enquanto reorganiza as sensações. Essa atitude, com o tempo, ajuda o cérebro a perceber que a situação não é perigosa de verdade.

Use distrações cognitivas

- Supere o ataque de pânico onde já estiver. Se não fizer isso, você provavelmente vai acabar associando aquela situação ou lugar ao medo, o que pode ocasionar futuras crises.

Pratique o relaxamento muscular progressivo

- Os grupos musculares mais relevantes que você pode contrair e relaxar incluem o maxilar, a boca (franzir e relaxar), os braços, as mãos, a barriga, as nádegas, as coxas, as panturrilhas e os pés.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório