Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rota das bebidas: turismo do café à cachaça

O Brasil tem uma grande oferta de sabores não só na comida, como na bebida. De norte a sul, a variedade de matéria prima é enorme

Rota das bebidas: turismo do café à cachaça
Notícias ao Minuto Brasil

11:02 - 25/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Nosso país tem delícias únicas, como a cachaça, o guaraná, a cajuína, vinhos nacionais, sucos de frutas tropicais, espumantes e cervejas artesanais. Descubra onde você poderá experimentar cada um desses sabores e planeje seu próximo destino de férias pensando nisso.

Cachaça

A cachaça está enraizada na cultura brasileira e é considerada patrimônio histórico e cultural do país. O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes produtores da bebida, que tem como matéria prima a cana de açúcar. Ela pode ser branca ou amarelada e pode ou não passar por barril de madeira. As cidades como Paraty (RJ) e Salinas (MG) tem vários alambiques onde é feita a produção artesanal da bebida.

Café

O Brasil é o maior produtor e exportador de café para o mundo. Nossa lavouras situam-se principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e em parte do Espírito Santo. Em homenagem a essa bebida, o Paraná criou a Rota do Café, um roteiro que passa pelo norte do estado e inclui 30 atrativos em nove municípios, entre eles Londrina. No Rio de Janeiro, há fazendas históricas que produziam o grão, nos municípios de Vassouras, Barra do Piraí e Valença, que compõem o Vale do Café. Vale a pena a visita.

Sucos de frutas tropicais

Algumas frutas diferentes podem ser encontradas principalmente no norte e Nordeste do país. Podem ser consumidas in natura, como sucos ou em forma de picolés. Entre elas estão o açaí, a graviola, o cupuaçum, a acerola, o tamarindo, o jenipapo e a carambola, uma frutinha amarela em formato de estrela quando cortada.

Guaraná Jesus

Não é igual ao guaraná comprado no supermercado e que você deve conhecer. O jesus é um guaraná de cor rosa, gaseificado e muito doce, produzido no estado do Maranhão e que ganhou fama nacional. A fórmula inicial foi criada por um farmacêutico que resolveu se enveredar pelo ramo de bebidas gaseificadas.

Cajuína

O caju é a base dessa bebida artesanal, que já foi tema de música de Caetano Veloso. É muito comum no nordeste do Brasil e no Piauí é considerada patrimônio cultural. Não é gasosa, nem alcóolica e é extraída do suco de caju, sem adição de açúcares.

Vinhos nacionais e sucos de uva

Podem ser degustados no sul do país, principalmente na região da Serra Gaúcha, que tem o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Santa Catarina também tem despontado com a produção de vinho nos municípios de São Joaquim, Água Doce e Campo Belo do Sul.

Cervejas artesanais

Com forte imigração alemã, Santa Catarina se destaca na produção de cervejas, que passou a ser um importante atrativo do turismo catarinense. Assim, foi criada a Rota da Cerveja, que passa por 15 cervejarias e pelo o museu da bebida, nos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar e Joinville. BH também tem se destacado com a produção de cervejas artesanais, algumas marcas criaram parques cervejeiros, onde o turista pode ver o método de fabricação e apreciar uma boa comida acompanhada da bebida.

Espumantes

Garibaldi fica no Rio Grande do Sul é a cidade dos espumantes. O primeiro do Brasil foi produzido lá, no ano de 1913, pela família Peterlongo. O município possui mais de 10 vinícolas especializadas na bebida e abertas à visitação e degustações.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório