Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crossfit em excesso pode contribuir para incontinência urinária

Exercícios com muitas repetições seguidos por atividades de alto impacto podem favorecer o aparecimento da incontinência em pessoas que já possuem pré-disposição a condição

Crossfit em excesso pode contribuir 
para incontinência urinária
Notícias ao Minuto Brasil

15:54 - 11/04/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta!

Abusar dos exercícios físicos e praticar atividades em excesso podem contribuir negativamente para o aparecimento de algumas condições, como a incontinência urinária de esforço, em mulheres que já possuem essa pré-disposição, segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

"A incontinência de esforço ocorre quando a pessoa passa a perder urina durante alguma atividade, por exemplo, quando a pessoa tosse, ri, faz exercícios físicos. É involuntário. Na maioria dos casos, a pessoa tem os sintomas, mas não procura ajuda por achar normal alguma perda de urina durante o treino ou exercício mais pesado. Quando isso acontece, deve-se buscar orientação de um profissional de saúde para identificar a causa da perda da urina, já que nenhuma perda involuntária de urina é normal", explica o urologista Gustavo Wanderley, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia-PE.

Exercícios de alto impacto, como o crossfit, comum nas academias, quando realizados de forma intensa e com grande frequência, pode favorecer o aparecimento da incontinência, principalmente em mulheres que já possuem uma pré-disposição - e muitas vezes não sabem disso.

Segundo o especialista, alguns fatores de risco como, tabagismo, obesidade, sedentarismo e até a gravidez, principalmente o parto normal, podem influenciar também no aparecimento da incontinência por esforço. Condição essa que pode se tornar evidente durante a prática de atividades físicas de alto impacto.

Incontinência de esforço nas mulheres

Estima-se que 20% das mulheres no mundo sofrem de incontinência urinária e, depois da menopausa, esse número dobra, segundo dados da International Continence Society (ICS).

Os exercícios realizados com peso e em séries com muitas repetições podem sobrecarregar os músculos que sustentam a parte de baixo do abdômen. Isso ocorre porque o impacto repetitivo é transmitido ao assoalho pélvico e pode comprometer os ligamentos e a musculatura, causando fadiga destes músculos e dos que envolve a uretra.

Incontinência de esforço nos homens

Nos homens, a incontinência urinária de esforço (IUE) geralmente ocorre após a cirurgia de retirada da próstata após o câncer. O procedimento pode afetar o funcionamento do esfíncter - músculo responsável pelo controle da urina e que envolve a uretra - causando perda involuntária de urina.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório