Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Açúcar danifica o cérebro; saiba como

Uma nova investigação vem reforçar a ideia de que o açúcar é, de fato, um veneno para a saúde física e mental

Açúcar danifica o cérebro; saiba como
Notícias ao Minuto Brasil

17:54 - 30/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Estudo

De dia para dia surgem novos estudos e teses a respeito do impacto nocivo do açúcar na saúde. O mais recente vem da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e coloca a frutose no centro de todas as atenções.

Este tipo de açúcar presente naturalmente em frutas e legumes, mas também artificialmente em bebidas e produtos processados, pode ser altamente prejudicial para a saúde mental.

Dizem os investigadores que o consumo de frutose não só danifica as células do cérebro como pode estar na origem de um vasto leque de doenças, como a diabetes, o Alzheimer e ainda algumas do foro cardiovascular, como se lê no The Telegraph.

Tal como aconteceu com um outro estudo com resultados idênticos, a investigação da universidade norte-americana também foi realizada em ratos de laboratório. Desta vez, os animais foram divididos em dois grupos, um em que consumiam bebidas açucaradas com frutose e outro em que ingeriam água.

Ambos os grupos foram desafiados a ultrapassar um labirinto e os que consumiram o açúcar demoraram o dobro do tempo a chegar à meta, uma vez que a capacidade cerebral mostrou-se menor do que a dos ratos que tinham bebido água.

Mas nem tudo são más notícias. O ácido docosa-hexaenoico (um ácido gordo do tipo ómega-3) mostrou-se capaz de reverter estes problemas cerebrais, mesmo quando existe um consumo de frutose.

Esta segunda descoberta vai também ao encontro de outra investigação científica e que tinha associado o consumo de suplementos à base de ómega-3 com a melhoria da eficácia dos antidepressivos, uma vez que este tipo de nutriente atua diretamente e de forma benéfica no cérebro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório