Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça as respostas para as dúvidas de dieta mais pesquisadas online

Especialistas dão respostas às dúvidas sobre dieta e nutrição mais pesquisadas no Google

Conheça as respostas para as dúvidas de dieta mais pesquisadas online
Notícias ao Minuto Brasil

07:25 - 01/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A tendência para seguir um estilo de vida tem aumentado e na mesma medida surgem dúvidas sobre dieta, nutrição e exercício físico.

Procura-se online mas nem sempre se obtém a resposta correta (ou existem respostas que se contrariam). A revista Boa Forma falou com vários especialistas que respondem as dúvidas sobre dieta e nutrição mais pesquisadas no Google.

1. Qual é a melhor dieta para quem quer emagrecer? Aquela que combina com o seu estilo e ritmo de vida. Para que funcione é importante que tenha a ver com a sua personalidade e respeite o seu paladar.

2. Existe um método para uma perda de peso duradoura? A reeducação alimentar. Além de porções na medida certa (nem de mais nem de menos), o seu menu deve ser equilibrado (proporções corretas entre hidratos de carbono, proteína e gordura) e variado.

3. É possível emagrecer sem cortar os carboidratos? Sim. O segredo está na moderação das quantidades e em dar preferência às versões mais complexas, com fibras - que “são importantes para reduzir o índice glicêmico do carboidrato”, diz Alfredo Cury, endocrinologista do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro.

4. Como acelerar o resultado da dieta? Investir em alimentos termogênicos, como o chá-verde, o gengibre, as pimentas vermelhas e a canela, que aumentam o gasto energético e a queima das gorduras.

5. Qual a melhor hora para comer um doce?

Na sobremesa. As fibras consumidas na refeição diminuem a velocidade da absorção do açúcar. “Nesse momento, também é mais fácil ficar bem com uma porção menor”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo.

6. Posso comer qualquer sopa na dieta da sopa? Não. As sopas devem ser à base de legumes (no máximo dois) e verduras (no mínimo duas) e acompanhadas de uma proteína magra (carne vermelha sem gordura, frango, ovo). Na preparação, não use gordura (ou apenas 1 fio de azeite).

7. O que importa mais: o peso na balança ou o número das calças? Pode usar o mesmo modelo que a sua amiga e pesar mais do que ela por ter mais músculo (sinal de que pratica exercício físico) e menos gordura. Por isso, além de subir à balança, deve experimentar os seus jeans mais justos: se ficarem largos, é sinal de que a gordura (mais volumosa) diminuiu e emagreceu realmente.

8. Porque é que se perde mais peso no início da dieta? Talvez porque no início está mais motivado e segue a dieta à risca. Mas, alguns dias depois, vê alguns resultados, cansa-se das opções e relaxa. “O organismo também pode defender-se queimando menos calorias, especialmente numa dieta radical”, diz Cury. A solução é seguir uma dieta leve e variada (com porções adequadas de hidratos de carbono, proteínas, gordura, e muitas frutas e verduras).

9. Qual é o melhor horário para me pesar? Ao acordar. “O corpo está mais leve e não perde o ânimo de controlar o que come”, destaca a nutricionista Thaís Bufalo Moraes, da empresa Pronto Light, em São Paulo.

10. Posso tirar um ‘dia de folga’ da dieta? Não só pode como deve. Reserve esse momento para o jantar de sábado ou o almoço do domingo. Mas sem exageros: se pedir uma entrada ou uma bebida, esqueça a sobremesa. Não pode querer tudo no mesmo dia, muito menos tirar folga da dieta na sexta e só a retomar na segunda-feira.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório