Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os benefícios da exposição solar, para além da vitamina D

Novos estudos revelam os benefícios do sol para o corpo humano, além da já conhecida absorção de vitamina D

Conheça os benefícios da exposição solar, para além da vitamina D
Notícias ao Minuto Brasil

11:17 - 03/05/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Estudo

A exposição solar moderada é reconhecida por fornecer ao corpo os níveis de vitamina D necessários para a saúde e bem-estar. Mas os benefícios do sol vão muito além da vitamina D.

É o que sugerem os estudos mais recentes sobre a exposição solar, que mesmo tendo em consideração o risco de câncer da pele, revelam que apanhar um boa dose de luz solar faz as pessoas viverem mais tempo, sendo mais saudáveis e felizes.

O Daily Mail listou os benefícios, além da vitamina D, que a ciência já descobriu que o sol pode trazer:

Ajuda a reduzir a inflamação. A inflamação crônica está ligada a problemas de saúde como ataques cardíacos, diabetes e câncer. Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que a luz solar poderá fazer com o nosso corpo consiga diminuir a resposta inflamatória.

Pode ajudar a não engordar. Um estudo feito em ratos, desenvolvido pelas Universidades de Southampton e Edimburgo, mostrou que a exposição aos raios ultravioleta poderá suprimir o desenvolvimento de obesidade e os sintomas de diabetes tipo 2.

Melhora a visão. Um estudo australiano conclui que as crianças que passam muito tempo dentro de portas têm uma incidência aumentada de ‘miopia alta’, comparativamente a crianças que passam tempo no exterior e aproveitam luz solar.

Poderá prolongar a esperança de vida. O Dr. Weller e o professor Martin Feelisch sublinham que apesar de nos países com maior incidência de luz solar as pessoas terem mais câncer de pele, no final de contas a luz poderá fazer com que sejam mais saudáveis e vivam mais. Em particular graças ao efeito do óxido nítrico que estimulado pela luz solar protege os sistemas cardiovasculares ao baixar a pressão arterial. E destacam que mais pessoas morrem de doenças cardíacas do que de câncer de pele. Ainda assim não recomendam que a exposição solar direta seja muito longa, especialmente nas horas de maior incidência.

Evitar o sol pode ser tão prejudicial como fumar. Um estudo sueco que seguiu os hábitos de exposição solar de 30 mil mulheres durante 20 anos concluiu que evitar o sol pode ser tão mau como fumar. Isto devido à esperança de vida aumentada que a exposição solar pode representar graças ao seu potencial efeito protetor cardiovascular. Só não se esqueça de usar chapéu e aplicar protetor solar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório