Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesca a cavalos atrai turistas na Bélgica

Prática está na lista de Patrimônios Culturais da Unesco

Pesca a cavalos atrai turistas na Bélgica
Notícias ao Minuto Brasil

13:55 - 20/07/17 por ANSA

Lifestyle Turismo

Um tipo de pesca diferente tem surpreendido os moradores da cidade de Oostduinkerke, na costa ocidental da Bélgica. Lá, não são as redes comuns e os barcos os responsáveis por retirar peixes e crustáceos do mar, mas os cavalos. A região é a única em todo o mundo a realizar a prática. Com equipamentos especializados, os pescadores cavalgam por alguns metros para dentro do mar e retornam com diversos frutos para serem comercializados.

Cerca de 12 famílias exercem a atividade oficialmente na região. Os pescadores realizam a prática duas vezes por semana nos meses entre junho e setembro. O trabalho começa por volta das 8h da manhã, quando a praia fica com a maré mais baixa. Os cavalos usados são da raça Brabant.

+ Itália é líder de Patrimônios da Unesco; veja o que visitar

A pesca dura cerca de duas horas e o principal alimento retirado do mar é o camarão. Também chamados de "Caviar do Mar do Norte", o crustáceo é o ingrediente principal de muitos pratos típicos da região, incluindo croquetes, massas e até tomates recheados. Muitas vezes, os pescadores vendem o alimento na praia, mas o recomendado é saborear as especialidades nos restaurantes das proximidades.

No ano de 2013, a tradição foi inserida na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade. Ela lembra a prática realizada na Idade Média, mas com apenas uma diferença: atualmente são usadas redes mais densas e duráveis. Antigamente, a pesca com redes de arrasto em carruagens puxadas por cavalos tinha se espalhado por toda a costa do mar do Norte, passando pela França, Holanda e o sul da Inglaterra. No entanto, somente na Bélgica, a prática foi mantida. Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório