Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tinta da tatuagem entra no corpo e fixa nos gânglios linfáticos

Partículas microscópicas que compõem a tinta usada para tatuar o corpo entram na corrente sanguínea e alojam-se nos gânglios linfáticos

Tinta da tatuagem entra no corpo e fixa nos gânglios linfáticos
Notícias ao Minuto Brasil

14:01 - 14/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Na hora de fazer uma tatuagem não se deve ter apenas em conta o tipo de desenho que se quer e o possível significado que vai ter. Obter o máximo de informação sobre o estúdio de tatuagens e sobre os componentes que formam a tinta é fundamental e um recente estudo comprova isso.

São várias as pesquisas realizadas sobre as tatuagens e alguns estudos consideram-na uma agressão interna e externa, capaz de afetar a forma como o corpo liberta o suor e ainda o próprio rendimento físico. Mas há mais: um estudo publicado esta semana na revista Scientific Reports da Nature conclui que a tinta usada para as tatuagens viaja pelo corpo em forma de micro e nanopartículas que só param quando alcançam os gânglios linfáticos, responsáveis por limpar o sistema linfático de substâncias estranhas (como bactérias e células cancerígenas) e por protegerem o sistema imunológico, entre outras funções.

+ Mitos e verdades sobre tratamentos estéticos para a pele negra

De acordo com a investigação, realizada por cientistas alemães e franceses, são claras as evidências de que existe o transporte de vários pigmentos orgânicos e não orgâncos e ainda de impurezas tóxicas em tecidos tatuados, facilitando a penetração na pele e a posterior passagem para o organismo.

A pesquisa recorreu à tecnologia fluorescente de raio-X, aplicada numa autópsia feita a quatro homens tatuados, informa a revista Health. Entre as partículas que podem ser encontradas nas tintas de tatuagem estão os pigmentos orgânicos, mas também compostos como níquel, cromo e colbato, sendo ainda comum encontrar carvão preto e dióxido de titânio.

Apesar de as partículas encontradas serem minúsculas, a verdade é que os cientistas destacam o impacto que conseguem ter, podendo levar a inflamação e inchaço crônico dos gânglios linfáticos. Inflamações cutâneas podem também ocorrer com este 'alojamento' indesejado, assim como um sistema imunológico mais desprotegido e à mercê de agressões variadas, como o câncer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório