Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kim Jong-un troca responsáveis da política militar após crise

O líder da Coreia do Norte substituiu os membros da Comissão Militar em uma ação que especialistas associam ao recente ataque com minas à Coreia do Sul

Kim Jong-un troca responsáveis da política militar após crise
Notícias ao Minuto Brasil

06:26 - 28/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Coreia do Norte

Kim Jong-un "despediu alguns membros da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores e nomeou novos", informou a agência KCNA em comunicado sobre a mais recente reunião do organismo de Pyongyang.

O órgão estatal norte-coreano não revelou os nomes dos funcionários nem informou a data da entrada em vigor das susbtituições.

Especialistas sul-coreanos acreditam que a medida poderá estar relacionada com o ataque com minas ocorrido no dia 04, que causou ferimentos graves em dois soldados sul-coreanos e esteve na origem de um grave episódio de tensão militar com a Coreia do Norte.

Nas negociações que puseram fim a esta crise militar, o regime de Kim Jong-un "lamentou" o incidente, mas não reconheceu a autoria do mesmo.

O acordo de terça-feira não obriga Pyongyang a apurar responsabilidades pelo incidente das minas.

Na reunião da Comissão Militar Central, Kim Jong-un citou o acordo com Seul ao afirmar que o Partido dos Trabalhadores "tomou decisões firmes e estabeleceu políticas estratégicas para colocar a situação difícil sob controle".

O líder norte-coreano garantiu que Pyongyang conseguiu negociar a paz com o Sul graças à sua "grande força militar, com a dissuasão nuclear como meio de autodefesa", segundo o comunicado da KCNA.

No recente acordo, a Coreia do Norte e Coreia do Sul comprometeram-se a abrir uma nova etapa de diálogo que ponha fim às habituais hostilidades, ainda que ambos os países tenham destacado a importância de manter uma defesa forte e preparada perante qualquer eventualidade.

Campo obrigatório