Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil sediou contato entre guerrilha e governo colombiano

Informação de que houve diálogo, em Manaus, entre autoridades colombianas e representantes do ELN havia sido divulgada por revista do país, mas foi confirmada apenas nesta sexta-feira por governo brasileiro

Brasil sediou contato entre guerrilha e governo colombiano
Notícias ao Minuto Brasil

19:37 - 09/10/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Acompanhando a viagem da presidente Dilma Rousseff à

Colômbia, o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, confirmou que houve um encontro entre representantes da guerrilha Exército de Liberação Nacional (ELN) e membros do governo colombiano em Manaus no ano passado.

A informação foi divulgada pela revista colombiana Semana em fevereiro, mas nunca havia sido confirmada ou comentada pelo governo brasileiro.

Na reportagem intitulada "As cartas secretas do ELN", a Semana, uma das principais publicações da Colômbia, diz que as Forças Armadas do país confiscaram em agosto, em uma operação no leste do país, vários arquivos armazenados em pen drives contendo supostamente correspondências e documentos do ELN.

Segundo a revista, um e-mail enviado por um guerrilheiro conhecido por "Nacho" menciona o que parece ser um ciclo de encontros exploratórios que teria ocorrido entre representantes da guerrilha e do governo no Brasil.

"Agora (o presidente Juan Manuel Santos) quer que as duas delegações de diálogo se reúnam, para avaliar como os processos podem evoluir, algo difícil porque a mesa (de negociações) nem sequer existe, não há um acordo sobre que agenda se vai discutir", diz e-mail atribuído a "Nacho" reproduzido pela revista.

"Apesar disso, vamos fazer esse encontro que estará encabeçado por dois dos primeiros comandantes. No dia 12 de abril, quando se fechou o ciclo conosco em Manaus, Brasil, o governo deixou no ar, sem data concreta, a convocatória para novos encontros. Agora, reaparece pedindo uma reunião na Venezuela no próximo dia 15 de maio."

Questionado por jornalistas, Marco Aurélio disse que o diálogo em Manaus ocorreu no ano passado. "Essas negociações devem ser secretas. Os acordos de Oslo entre palestinos e israelenses não teriam ocorrido se as negociações tivessem vazado."

Segundo o assessor da Presidência, o tema não foi discutido na reunião de Dilma com Santos, mas o Brasil sempre esteve disposto a ajudar no possível para o avanço da Paz na Colômbia, segundo BBC Brasil.

Campo obrigatório