Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia anuncia sanções contra Turquia por abate de avião

O decreto vem em seguida à afirmação do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de que estava "triste" pelo abate do avião russo por um caça turco

Rússia anuncia sanções contra 
Turquia por abate de avião
Notícias ao Minuto Brasil

17:35 - 28/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Últimas Notícias do Mundo

O presidente russo,

Vladimir Putin, assinou neste sábado (28) um decreto que prevê uma série de sanções econômicas contra a Turquia pela derrubada do avião militar da

Rússia

por caças turcos sobre a fronteira da Síria.

A medida foi adotada para “garantir a segurança nacional e a dos cidadãos russos”.

Entre as medidas previstas no decreto, estão a suspensão dos voos entre Rússia eTurquia; a proibição de empregar turcos em empresas russas; fica restrita também a emissão de vistos; e a entrada na Rússia de algumas mercadorias procedentes da Turquia.

Uma lista será elaborada pelo governo com todas as restrições e sanções e será divulgada em breve.

O decreto vem em seguida à afirmação do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de que estava "triste" pelo abate do avião russo, no dia 24 de novembro.

Dois caças-bombardeiros F-16 turcos abateram um SU-24 russo por este ter violado o espaço aéreo turco dez vezes no período de cinco minutos. Segundo as autoridades turcas, todas advertências foram ignoradas. O abate ocorreu ao longo da fronteira com a Síria.

Vladimir Putin apresentou uma versão diferente e assegurou que o SU-24 não ameaçava a Turquia e que sobrevoava território sírio a 4 quilômetros da fronteira. O líder russo advertiu que, o que classificou como “facada nas costas”, iria ter “consequências sérias” nas relações diplomáticas entre os dois países.

Campo obrigatório