Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morte de jovem após estupro coletivo gera indignação na Índia

Uma jovem de 19 anos foi estuprada por quatro homens

Morte de jovem após estupro coletivo gera indignação na Índia
Notícias ao Minuto Brasil

12:28 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Absurdo

A morte hoje de uma jovem "intocável" ("dalit") - pertencente a um grupo de pessoas que está à margem do sistema de castas hindu - depois de ser estuprada por um grupo de homens desencadeou uma onda de indignação na Índia.

A vítima, de 19 anos, estava hospitalizada desde que foi estuprada por quatro homens em 14 de setembro, na vila de Hathras, no Estado de Uttar Pradesh.

No dia da agressão, a jovem havia saído com a mãe para o campo e, no momento em que ambas se separaram, os agressores arrastaram a vítima para um lugar escondido, onde a estupraram e a tentaram estrangular, segundo a versão da família da jovem num depoimento dado à polícia de Hathras.

Os agressores causaram várias fraturas na jovem, que foi internada em estado crítico, primeiro num hospital em Uttar Pradesh e depois num centro de saúde com mais recursos em Nova Deli, onde morreu hoje de manhã.

A família da vítima culpou a polícia por não responder rapidamente após relatar o ataque, embora as forças de segurança insistam que agiram imediatamente.

"Prendemos os quatro réus no mesmo dia da denúncia. Estão sendo tomadas medidas. A seção 302 do código penal agora será aplicada e uma declaração sobre as acusações será apresentada em breve", explicou um porta-voz da polícia de Hathras à agência de notícias EFE.

A morte da jovem gerou uma onda de indignação visível nas redes sociais, onde com exigências de justiça para a vítima e acusação ao governo de Uttar Pradesh de não oferecer proteção às mulheres e nem aos "dalit".

"Isso mostra a realidade dos ataques às mulheres e às jovens 'intocáveis'. Conecta todos os pontos, mostra um quadro mais amplo da violência estrutural contra os 'dalit', as mulheres 'dalit'(...)", denunciou a conhecida ativista Kavita Krishnan na rede social Twitter.

As televisões locais também mostraram protestos em Hathras e em várias partes de Nova Deli, bem como nas proximidades do hospital onde a vítima morreu, onde se reuniram membros da organização em defesa dos "dalit", o Bhim Army, que pediram pena de morte para os agressores.

A Índia está enfrentando uma onda sem precedentes de protestos contra a violência contra as mulheres desde o final de 2012, após o estupro coletivo de uma jovem universitária num ônibus em Nova Deli e a sua subsequente morte devido aos graves ferimentos que sofreu durante o ataque.

Esse caso marcou o país e, desde então, as leis contra as agressões sexuais foram endurecidas, acelerando também a pena de morte contra alguns agressores, embora muitos critiquem e digam que as medidas não têm sido suficientes. 

Campo obrigatório