Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre cientista mexicano Mario Molina, prêmio Nobel de Química em 1995

Algumas das pesquisas de Molina deram origem ao protocolo de Montreal, decidido no quadro das Nações Unidas, para proteger a camada de ozônio

Morre cientista mexicano Mario Molina, prêmio Nobel de Química em 1995
Notícias ao Minuto Brasil

04:51 - 08/10/20 por Lusa

Mundo Mario Molina

O cientista mexicano Mario Molina, laureado com o prêmio Nobel da Química em 1995 pelas descobertas sobre os danos causados na camada de ozônio da atmosfera, morreu, nesta quarta-feira (7), aos 77 anos. O centro de investigação com o nome do cientista não indicou a causa da morte, mas a imprensa mexicana afirmou que Molina foi vítima de um infarto.

Doutorado em físico-química na Universidade da Califórnia, Mario Molina foi um dos primeiros pesquisadores em todo o mundo no domínio da química atmosférica.

Autor com o norte-americano Frank Sherwood, em 1974, de um artigo que antecipou o alargamento do "buraco" na camada de ozônio devido à emissão de alguns gases industriais, Molina foi recompensado com o Nobel em 1995, ao lado do holandês Paul Crutzen.

Algumas das pesquisas de Molina deram origem ao protocolo de Montreal, decidido no quadro das Nações Unidas, para proteger a camada de ozônio.

O protocolo proibiu ou limitou a emissão de várias substâncias nocivas.

Campo obrigatório