Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Putin ainda não foi vacinado com a Sputnik V, meses após a filha ter sido

O Kremlin esclareceu que o presidente não pode "tomar vacina que não foi certificada".

Putin ainda não foi vacinado com a Sputnik V, meses após a filha ter sido
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 25/11/20 por null

Mundo Coronavírus

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda não tomou a vacina desenvolvida pelo seu país para a Covid-19, a Sputnik V, informa a CNN. Em agosto foi anunciado que a Sputnik V foi a “primeira vacina para a Covid-19 no mundo” a ser aprovada, e que a filha do presidente já tinha sido vacinada.

Nesta terça-feira, o Kremlin disse que Putin não pode ser inoculado com uma vacina que ainda não concluiu a etapa final dos ensaios clínicos, isto apesar de alguns profissionais de saúde na linha da frente, professores e vários responsáveis governamentais de alto nível já terem tomado.

“O presidente não pode ser inoculado com uma vacina que não foi certificada”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante uma chamada de coletiva com jornalistas. Mas Peskov não explicou qual a diferença entre a vacina ter sido aprovada e a sua certificação.

“A vacinação em massa ainda não começou. E, claro, o chefe de estado não pode participar na vacinação como voluntário. É impossível”, acrescentou o porta-voz do Kremlin. Dmitry Peskov sublinhou que os ensaios clínicos da Sputnik V vão ser concluídos em breve e que Putin vai informar o povo russo sobre a decisão de tomar a vacina, “se ele considerar necessário”.

A revelação de que o presidente da Rússia ainda não tinha sido vacinado com a Sputnik V surgiu no mesmo dia em que o Instituto Gamaelya publicou novos dados sobre a vacina que está sendo desenvolvida, promovendo-a como eficaz (o instituto frisou que a vacina apresentou uma eficácia de 95%), barata e fácil de transportar.

Campo obrigatório