Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Geração de editores sai de cena nos EUA com o caso de Trump

Várias das mudanças são esperadas há tempos, mas foram represadas por Donald Trump, que manteve por cinco anos, entre campanha e governo, uma postura de embate intermitente com a imprensa

Geração de editores sai de cena nos EUA com o caso de Trump
Notícias ao Minuto Brasil

15:15 - 13/02/21 por Folhapress

Mundo EUA-IMPRENSA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Martin Baron, 66, editor do Washington Post, anunciou há duas semanas que vai deixar o cargo no próximo dia 28, disparando uma dança das cadeiras nos principais veículos de imprensa americanos.


Além dele, é esperada a saída dos editores de New York Times, Los Angeles Times, CNN e Reuters, além de veículos menores, como Vox.


Várias das mudanças são esperadas há tempos, mas foram represadas por Donald Trump, que manteve por cinco anos, entre campanha e governo, uma postura de embate intermitente com a imprensa.


A troca de guarda acompanhada com mais atenção é aquela do NYT, jornal que encerrou estes cinco anos com 7,5 milhões de assinantes, parte deles trazidos pela resistência ao ex-presidente. O crescimento da audiência ficou conhecido como "Trump bump".


Há três meses, desde a derrota de Trump na eleição americana, Dean Baquet já edita o jornal nova-iorquino de Los Angeles, onde até comprou uma casa, como revelou a revista de celebridades Ok!.


Ele diz que vai voltar para Nova York quando o jornal encerrar a rotina de trabalho à distância, mas precisa sair do cargo até o ano que vem, quando faz 66, a idade máxima permitida internamente.


Com Baron e Norman Pearlstine, 78, do LA Times, é toda uma geração de comandantes de Redação que sai de cena.


Baron já havia chefiado o Miami Herald e o Boston Globe, inclusive na cobertura jornalística que resultou no filme "Spotlight", em que é representado pelo ator Liev Schreiber.


Pearlstine chefiou Wall Street Journal, Time, Forbes, Bloomberg Businessweek e outras. Baquet já havia sido editor do LA Times e agora se especula que poderia voltar para o posto, morando lá, mas ele nega.


O que se projeta, inclusive nos próprios jornais que ainda dirigem, é que os três e os demais devem dar lugar a uma geração de mulheres e, eventualmente, minorias étnicas.


No jornal de Los Angeles, são nomes como Kimi Yoshino e Julia Turner, ambas da própria Redação, Janice Min, do Hollywood Reporter, e Anne Kornblut, hoje no Facebook.


Tanto para o LA Times como para o Washington Post, outro nome citado repetidamente é o do jornalista negro Kevin Merida, editor na ESPN.


No NYT, pode-se dizer que a mudança começou há cerca de uma década e agora está apenas se ampliando. Baquet, que é negro, foi precedido por uma mulher, Jill Abramson.


E no último ano duas mulheres assumiram funções de direção: Meredith Kopit Levien, presidente da NYT Company, e Kathleen Kingsbury, editora de Opinião, de posição hierárquica equivalente à de Baquet, que dirige o noticiário.


A pressão por mulheres e negros em posição de poder, nos três jornais e por toda a imprensa americana, vem no rastro de movimentos como #MeToo e #BlackLivesMatter, que vêm levando a rebeliões dentro das próprias Redações.


Mas a decisão final é dos controladores, bilionários de tecnologia como Jeff Bezos, do Washington Post, e Patrick Soon-Shiong, do LA Times, ou a família Sulzberger, do NYT.


Bezos acaba de deixar a presidência executiva da Amazon para, segundo relatos, se dedicar a projetos espaciais e ao jornal que comprou há sete anos, a começar da escolha do novo editor. Baron já estava no cargo, quando da aquisição.


A. G. Sulzberger, 40, publisher do NYT, também herdou Baquet, ao assumir o jornal em 2018, e deverá fazer agora sua primeira escolha, de fato.


Na agência de notícias Reuters, que enfrenta menos pressão de opinião externa, a decisão sobre o substituto do editor Stephen Adler será da corporação canadense Thomson Reuters, anunciada até abril.


Adler, 65, é outro da geração que começa a sair de cena. Ele editou a Businessweek antes de chegar à agência, onde há dez anos comanda 2.500 jornalistas espalhados pelo mundo, a partir de Nova York.


Jeff Zucker, 55, presidente da CNN, é caso à parte pela idade e por não ser propriamente jornalista, mas um executivo de televisão, tendo presidido a NBC quando Trump se tornou apresentador do reality show The Apprentice.


Há sete anos no canal de notícias, priorizou a cobertura de Trump já na campanha e depois tornou a CNN um veículo marcadamente de oposição, com audiência crescente, a ponto de superar a TV concorrente Fox news.


Mas a aquisição da CNN pelo grupo de telecomunicações AT&T há dois anos gerou conflitos corporativos, com um projeto para streaming como modelo de negócio, não mais TV paga, e Zucker anunciou que sai antes do fim do ano.


Baron, o mais emblemático do grupo de editores, fez um breve balanço da cobertura da era Trump, falando à revista alemã Der Spiegel, com uma conclusão central:


"Devíamos ter sido muito mais diretos sobre a falsidade de Trump, suas mentiras, desde o início. Ele era o presidente, devidamente eleito, mas ele estava explorando isso, explorando nossos princípios", afirmou Baron.


Ele deixou um alerta, para a imprensa como um todo: "Nunca havíamos enfrentado esse nível de pensamento conspiratório. O jornalismo, como profissão, não está preparado para cobrir isso".

Campo obrigatório