Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidato nos EUA defende quarentena para quem voltar do Brasil

A questão surgiu porque a moderadora do debate, a jornalista Martha Raddatz, queria saber se Christie faria agora o mesmo que fez em 2014, no auge da epidemia do ebola

Candidato nos EUA defende quarentena para quem voltar do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 08/02/16 por Estadao Conteudo

Mundo Zika

O governador do Estado de New Jersey, Chris Christie, disse no sábado (6), no último debate entre os pré-candidatos republicanos antes das primárias de New Hampshire, que deixaria de quarentena pessoas dos Estados Unidos que voltassem de viagem do Brasil, por causa de preocupações com o zika vírus.

A questão surgiu porque a moderadora do debate, a jornalista Martha Raddatz, queria saber se Christie faria agora o mesmo que fez em 2014, no auge da epidemia do ebola, quando impôs uma quarentena em seu Estado a uma enfermeira que acabava de voltar da África e provocou grande repercussão no país. "Pode apostar que faria", disse ele, defendendo a quarentena. "Você toma essas decisões com base nos sintomas, nos medicamentos e na lei."

Ainda no debate, a moderadora também questionou o pré-candidato Ben Carson, que é médico, se ele colocaria pessoas que voltassem do Brasil em quarentena. O republicano respondeu que não botaria qualquer pessoa em quarentena simplesmente porque voltou de viagem ao Brasil.

"Se tivermos a evidência de que a pessoa está infectada e houver evidência de que a infecção pode se espalhar por algo que essa pessoa possa fazer, sim, eu colocaria. Mas sair colocando um grupo de pessoas simplesmente porque foram para o Brasil, eu não acho que isso vá funcionar", disse ele. Para Carson, o que é preciso neste momento é uma ação rápida para controlar o zika vírus, como ocorreu com o ebola em 2014.

Tanto Christie quanto Carson não estão bem nas pesquisas para as primárias de New Hampshire. O governador de New Jersey tem 5% das intenções de voto no Estado, o sexto colocado, e Carson tem 3%, no oitavo lugar, segundo o site RealClearPolitics, que faz uma média de todas as últimas pesquisas de intenção de voto. O preferido do partido republicano é bilionário Donald Trump, com 31,2%, seguido pelo senador Marco Rubio, com 16%. No partido democrata, o senador Bernie Sanders lidera com 61%, segundo a pesquisa mais recente da CNN, seguido por Hillary Clinton, com 30%. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório