Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa e patriarca da Igreja Ortodoxa fazem reunião histórica nesta sexta-feira

O encontro está planejado há anos e é um importante passo para a reaproximação após uma cisão de mil anos que dividiu o cristianismo

Papa e patriarca da Igreja Ortodoxa fazem reunião histórica nesta sexta-feira

Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 12/02/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Religião

O Papa Francisco terá um encontro histórico com o patriarca da Igreja Russa Ortodoxa, em Cuba, na sexta-feira. Os dois irão se reunir privadamente no aeroporto de Havana por duas horas e apresentarão uma declaração conjunta, na presença do presidente Raul Castro.

O encontro está planejado há anos e é um importante passo para a reaproximação após uma cisão de mil anos que dividiu o cristianismo.

Segundo a agência AP, o Papa Francisco já havia afirmado que se encontraria com o patriarca Kirill “onde ele quisesse”. A reunião em Cuba foi anunciada na semana passada pelas duas igrejas.

As igrejas Católica Apostólica Romana e Católica Apostólica Ortodoxa se separaram durante a Grande Cisma do Oriente, em 1504, quando os líderes das igrejas em Roma e Constantinopla excomungaram-se mutuamente. Desde então, elas divergem em uma série de assuntos, incluindo a supremacia do papa.

De acordo com a AP, a violência que ameaça extinguir a presença de cristãos - católicos e ortodoxos - no Oriente médio e na África aproximou as igrejas. Ambas têm se manifestado contra os ataques extremistas islâmicos e a destruição de monumentos cristãos, especialmente na Síria.

Em um comunicado conjunto, as igrejas afirmam que o encontro “irá marcar um importante estágio nas relações entre as duas igrejas”.

Cerca de dois terços dos cristãos ortodoxos do mundo, aproximadamente 200 milhões de pessoas, pertencem à Igreja Ortodoxa Russa. A Igreja Católica afirma ter 1,2 bilhão de fiéis.

Campo obrigatório