Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Número de mortos por terremoto em Taiwan chega a 116

O resgate chegou ao fim neste sábado, uma semana depois do forte tremor

Número de mortos por terremoto em Taiwan chega a 116

Notícias ao Minuto Brasil

11:59 - 13/02/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Resgate

O colapso de um prédio de 17 andares após o forte terremoto no sul de Taiwan deixou 114 mortos. O resgate chegou ao fim neste sábado, uma semana depois do forte tremor.

Além das vítimas encontradas nos escombros do prédios, duas outras pessoas morreram em outras partes da cidade.

O terremoto de magnitude 6,4 atingiu na madrugada de 6 de fevereiro, no início do feriado de Ano Novo Lunar, com quase todos os mortos encontrados no edifício colapsado Wei-Guan Jinlong (Dragão Dourado), de 17 andares, em Tainan.

O edifício tinha 256 moradores registrados, mas quando mais do que esse número de pessoas foi retirado nos primeiros dias após o terremoto, ficou claro que mais pessoas estavam no prédio no momento do desabamento.

De um total de 289 pessoas encontradas, 175 estavam vivas, com 96 delas levado para o hospital.

Não houve resgate de sobreviventes desde segunda-feira à noite, quando mais de 100 pessoas ainda estavam desaparecidas.

O Wei-Guan foi a único grande arranha-céu na cidade de 2 milhões de pessoas que foi completamente destruído. Seus andares inferiores, com lojas, desabaram em cima uns dos outros antes de todo o complexo em forma de U cair sobre si mesmo.

Foram presos na quarta-feira três executivos da empreiteira responsável pela construção do Dragão Dourado, acusados de homicídio por negligência profissional, e tiveram seus bens e ativos congelados.

A investigação sobre possíveis falhas de construção no edifício acidentado seguem em curso.

No domingo passado, foram achadas latas vazias e espuma de poliestireno nos pilares do edifício, o que levantou as suspeitas de possíveis falhas em sua construção.

Posteriormente, os investigadores da promotoria também descobriram que foram eliminados, possivelmente depois da construção, alguns pilares nos primeiros andares do edifício para ampliar o espaço livre.

Campo obrigatório