Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Capital da Turquia detém cinco suspeitos de terem participado de atentado

O grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), com ligações ao PKK, reivindicou a responsabilidade no ataque de 13 de março

Capital da Turquia detém cinco suspeitos de terem participado de atentado
Notícias ao Minuto Brasil

10:34 - 19/03/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Turquia

Cinco suspeitos foram detidos sob acusação de homicídio voluntário, devido a alegadas ligações aos atentados suicidas de domingo passado em Ancara, capital da Turquia, que provocaram a morte a 35 pessoas, segundo noticiou a agência turca Anatolie. Os cinco homens, de nacionalidade turca, também foram acusados de "atentado à unidade do Estado e do povo",

A detenção ocorreu ao mesmo tempo que a força aérea turca continua a bombardear os esconderijos ao proibido partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, separatista), em montanhas junto à fronteira iraquiana.

Segundo as forças armadas turcas, 30 aviões participaram dos ataques e que foram atingidas áreas em torno de Sinat, Haftanin e Gaara.

O grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), com ligações ao PKK, reivindicou a responsabilidade no ataque de 13 de março.

Os oficiais turcos acusam o grupo de agir na frente dos ataques do PKK, que é considerado um grupo terrorista por Ancara e pelos seus aliados ocidentais, depois de ter iniciado uma insurgência contra o estado turco em 1984 com o objetivo de obter maior autonomia para os curdos.

O grupo tem bases de apoio no norte do Iraque.

Campo obrigatório