Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sanders aposta em superdelegados para barrar Clinton

Senador lançou apelo neste domingo (1º). Até o momento, Hillary mantém vantagem nas prévias do partido Democrata

Sanders aposta em superdelegados 
para barrar Clinton
Notícias ao Minuto Brasil

21:28 - 01/05/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias do Mundo

O senador Bernie Sanders, principal concorrente de Hillary Clinton nas prévias democratas nos Estados Unidos, fez apelo aos superdelegados neste domingo (1º), disse a AFP.

"É quase impossível que a senhora Clinton possa conseguir a maioria dos delegados antes de 14 de junho, no fim das primárias, apenas com os delegados obtidos nas eleições", disse Sanders, em entrevista coletiva em Washington.

Até o momento, Hillary Clinton tem sólida vantagem sobre Bernie Sanders, com apoio de mais de 500 superdelegados.

Os delegados são selecionados pelos eleitores nas prévias, enquanto os superdelegados (cerca de 700 no total) são autoridades do partido com direito a voto na Convenção Nacional, que acontece em julho no estado da Filadélfia.

Sanders questionou que os superdelegados vindos de estados onde ele venceu a consulta democrata - como Washington e New Hampshire - se posicionem ao lado de Hillary em vez de "respeitar a vontade dos eleitores" de suas regiões.

Para convencer as autoridades, ele citou várias pesquisas recentes, segundo as quais nas eleições de novembro Sanders pode vencer mais facilmente o republicano Donald Trump do que Hillary Clinton.

"Cada superdelegado deve refletir de maneira objetiva para determinar qual candidato terá as melhores possibilidades de vencer Donald Trump", disse.

Com os resultados da última semana, Hillary Clinton conta com 2.176 delegados (entre eles, 510 superdelegados), enquanto Bernie Sanders tem o apoio de 1.400 (sendo 41 superdelegados), diz uma estimativa da CNN.

São necessários 2.383 delegados para obter a nomeação do partido, e ainda há cerca de mil para serem distribuídos nas primárias seguintes.

Campo obrigatório