Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Zimbabué vai vender animais selvagens para enfrentar seca

O diretor da Força Especial para a Conservação do Zimbabué (ZCTF, na sigla em inglês), o ativista de origem portuguesa Johnny Rodrigues, considerou se tratar de um movimento para espoliar os recursos do país

Zimbabué vai vender animais selvagens para enfrentar seca
Notícias ao Minuto Brasil

14:28 - 04/05/16 por Noticias ao Minuto

Mundo El Nino

O governo do Zimbabué anunciou, nesta quarta-feira (04), que vai vender parte da sua fauna selvagem para obter receitas a dedicar à conservação, em uma tentativa de enfrentar a seca provocada pelo El Niño, que ameaça quer as pessoas quer os animais.

A intenção da Autoridade de Gestão dos Parques Nacionais do Zimbabué é convidar os potenciais clientes a apresentarem propostas para a compra de animais selvagens, cujas espécies ainda não foram indicadas, uma decisão criticada por várias organizações ambientalistas.

O diretor da Força Especial para a Conservação do Zimbabué (ZCTF, na sigla em inglês), o ativista de origem portuguesa Johnny Rodrigues, considerou se tratar de um movimento para espoliar os recursos do país.

"É fácil ver o que está por trás disto: a ganância e a corrupção de alguns poucos caciques que farão bom dinheiro, que é certo que não se destinará à conservação" dos parques, disse Rodrigues à agência noticiosa espanhola EFE.

O governo exige que os eventuais compradores demonstrem possuir terrenos e infraestruturas adequadas para cuidar dos animais.

Isto implica, segundo Rodrigues, que a maior parte dos animais seja vendida a compradores internacionais, já que a maioria das 640 reservas privadas existentes no Zimbabué é muito pequena devido à lei de redistribuição de terras.

A seca devido ao fenômeno meteorológico El Niño vem afetando significativamente o leste e sul de África.

No Zimbabué, 2,8 milhões de pessoas -- mais de um quarto da população rural - corre risco de fome e a escassez de água e pastos em todos os parques nacionais faz temer uma situação semelhante à de 1992, quando morreram milhares de animais.

Campo obrigatório