Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Enchentes no Sri Lanka deixam ao menos 73 mortos

Na capital, Colombo, e seus subúrbios, milhares de casas continuam inundadas, apesar dos sinais de que o nível da água começa a ceder

Enchentes no Sri Lanka deixam ao menos 73 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

13:38 - 21/05/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Ásia

O número de mortos nas enchentes que atingem Sri Lanka chegou a 73, segundo informaram neste sábado (21) autoridades locais.Soldados continuam as buscas por sobreviventes das inundações e deslizamentos de terras que atingem o país.

Na capital, Colombo, e seus subúrbios, milhares de casas continuam inundadas, apesar dos sinais de que o nível da água começa a ceder.Cerca de 240 mil pessoas ainda estão em abrigos temporários ao redor do país.

Soldados buscavam corpos entre a lama densa no distrito central de Kegalle, onde os deslizamentos de terra engoliram três vilas na terça-feira (17).

O major general Sudantha Ranasinghe, que coordena as buscas, disse que um corpo e partes de outro foram achados neste sábado. Somente na região, 21 pessoas morreram e 123 estão desaparecidas.

Ranasinghe disse que outra parte da mesma montanha sofreu um deslizamento neste sábado, mas sem deixar vítimas, já que os moradores não estavam mais no local. Moradores se voluntariam para providenciar comida e roupas aos afetados.

Neste sábado, a ajuda internacional chegou ao país, após apelo do chanceler cingalês. Índia e Japão mandaram suprimentos como remédios, tendas, geradores e purificadores de água. O Japão enviou também especialistas em gerenciamento de desastres para ajudar a distribuir os suprimentos e reduzir os riscos de novos deslizamentos.

Os EUA anunciaram um projeto de três anos para ajudar o Sri Lanka e manter os suprimentos de água potável durante épocas de seca e inundações.

Campo obrigatório