Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia enviará 300 toneladas de ajuda para o leste da Ucrânia

Comboio de caminhões partirá na terça-feira para levar socorro às províncias de Luhansk e Donetsk

Rússia enviará 300 toneladas de ajuda 
para o leste da Ucrânia
Notícias ao Minuto Brasil

22:54 - 27/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Humanitário

Um comboio de caminhões russos partirá na terça-feira (7) para prestar socorro essencial às províncias de Luhansk e Donetsk, no leste da Ucrânia. É o segundo carregamento humanitário que segue ao país desde o início deste ano.

Os 25 caminhões levarão cerca de 300 toneladas de carga, principalmente comida, disse um porta-voz do escritório russo de emergências na região sudoeste de Rostov, na fronteira com a Ucrânia.

Os caminhões passarão por dois postos fronteiriços onde serão submetidos a controles alfandegários de acordo com as leis internacionais. Mais dois comboios irão para os territórios ucranianos afetados em 16 e 23 de Março.

O conflito no leste da Ucrânia começou em abril de 2014 como uma contra-reação ao ao golpe Maidan em Kiev, que derrubou o presidente Viktor Yanukovych. Os residentes das regiões de Donetsk e Lugansk realizaram referendos de independência e proclamaram independência. Kiev tem, desde então, conduzido uma operação militar, encontrando resistência local.

O esforço humanitário desta semana será o 61º desde que a Rússia começou a enviar ajuda humanitária à população no leste da Ucrânia em agosto de 2014. Ela forneceu até 67 mil toneladas de ajuda para salvar vidas desde que os conflitos irromperam na região entre milícias pró-independência e tropas leais ao governo em Kiev. Com informações da Sputinik News Brasil. 

Leia também: Trump: Hollywood é obcecada por política e não organizou Oscar

Campo obrigatório