Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Constituinte intima Casa opositora na Venezuela

Expectativa é que os deputados rejeitem a intimação por considerarem a troca da Constituição uma fraude

Constituinte intima Casa opositora na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

22:40 - 17/08/17 por Folhapress

Mundo Impasse

A Assembleia Constituinte da Venezuela, controlada pelo regime de Nicolás Maduro, convocou a mesa diretora do Legislativo opositor para acatar sua subordinação às decisões da Casa governista nesta sexta (18).

A expectativa é que os deputados rejeitem a intimação por considerarem a troca da Constituição uma fraude. Isso deve levar a retaliações similares às feitas contra a procuradora-geral Luisa Ortega Díaz, contrária à Constituinte e deposta por seus membros no dia 5.

Em carta à direção da Assembleia Nacional, a presidente da Constituinte, Delcy Rodríguez (foto), disse que a convocação dos rivais é parte "do decreto sobre a convivência harmoniosa entre os poderes constituídos e o poder constituinte".

Os opositores não responderam oficialmente à citação até a conclusão desta edição. Porém, foi publicada, na tarde desta quinta (17), uma mensagem em uma rede social da Assembleia Nacional rejeitando a assembleia chavista.

+ Senadora australiana veste burca para pedir proibição da roupa

"Essa Constituinte nasceu inválida ao usurpar a vontade de TODO o povo venezuelano, portanto seus atos também são ilícitos."

Entretanto, Rodríguez não cita no texto os nomes do presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, de seus vices, Freddy Guevara e Dennis Hernández.

A convocação é feita um dia depois que a Constituinte abriu investigação contra Borges e Guevara na comissão da verdade destinada a investigar o que chamam de "violência política entre 1999 e 2017", período do chavismo no poder.

Ambos são acusados de incitação à violência por convocarem protestos contra Nicolás Maduro. O presidente do Legislativo também é acusado de crime contra a economia por pedir a bancos estrangeiros que parassem de comprar títulos da dívida da Venezuela e da estatal PDVSA.

Os constituintes também preveem para esta sexta (18) a votação da lei contra "delitos de ódio" proposta pelo ditador, que deverá balizar as condenações contra os dirigentes opositores.

Nesta quinta, a Casa chavista referendou Tarek William, procurador-geral designado por ela, e os outros dois membros do Poder Cidadão venezuelano. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório