Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dissidentes, procuradora deposta e marido saem da Venezuela

Luisa Ortega Díaz e seu marido, o deputado Germán Ferrer, entraram em território colombiano em um jatinho vindo de Aruba

Dissidentes, procuradora deposta e marido saem da Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

22:56 - 18/08/17 por Folhapress

Mundo Justiça

A dissidente chavista Luisa Ortega Díaz, procuradora-geral deposta pela Assembleia Constituinte da Venezuela, saiu do país e chegou nesta sexta-feira (18) a Bogotá, confirmou o Departamento de Migrações da Colômbia.

Segundo as autoridades, ela e seu marido, o deputado Germán Ferrer, entraram em território colombiano à tarde, em um jatinho vindo de Aruba. Não se sabe, porém, que caminho eles fizeram para chegar à ilha caribenha.

Eles chegam à Colômbia um dia depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), controlado pelo regime de Nicolás Maduro, decretou a prisão de Ferrer, acusado pela ditadura de liderar uma rede de extorsão a empresários.

+ Ex-procuradora diz ter provas contra Maduro e Odebrecht

Segundo o canal americano Univisión, eles saíram de Caracas na noite de quinta (17), pouco depois de anunciada a sentença, e viajaram de carro até península de Paraguaná, que fica a 521 km a oeste da capital venezuelana.

Os dissidentes, afirma a emissora, chegaram por volta das 2h30 (3h30 em Brasília) e, na sequência, pegaram uma lancha para atravessar os 25 km que separam Aruba da península. Eles teriam partido de manhã para Bogotá.

Ortega Díaz passou a ser alvo do chavismo em 31 de março, quando chamou de ruptura constitucional a decisão em que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) atribuiu para si os poderes da Assembleia Nacional opositora.

Devido a sua oposição, Maduro convocou o Conselho de Defesa da Nação, que reverteu a medida. A sentença foi o estopim para as manifestações contra o ditador, que já deixaram 125 mortos em quatro meses e meio.

A pressão aumentou em maio, com a oposição à Constituinte, a denúncia da violência das forças de Maduro contra os manifestantes e a reabertura das investigações do caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht.

ODEBRECHT

A notícia sobre a saída deles é revelada horas depois da divulgação de um áudio em que Ortega Díaz diz ter provas de que Maduro e seu entorno enriqueceram no caso de corrupção da Odebrecht.

Aos colegas que participavam de um encontro de procuradores da América Latina em Puebla, no México, ela afirma que a investigação do escândalo foi um dos motivos pelos quais foi retirada do cargo pela Constituinte.

"Isso os deixa muito preocupados e angustiados, porque sabem que temos a informação e os detalhes de todas as operações, quantias e os personagens que enriqueceram", disse, sem dar informações sobre as provas.

Ela pediu aos colegas que não entreguem nenhuma informação sobre o caso a Tarek William Saab, designado pela Constituinte para sucedê-la. "Seria destruir as provas e atentar contra a fonte delas."

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, a empreiteira pagou US$ 98 milhões a políticos venezuelanos em troca de licitações, montante só superado ao pago no Brasil. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório