Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livros para 'meninas' e 'rapazes' geram debate sobre gênero

Algumas atividades do livro cor-de-rosa estão sendo apontadas como visivelmente mais simples do que as do livro azul

Livros para 'meninas' e 'rapazes' geram debate sobre gênero
Notícias ao Minuto Brasil

19:35 - 23/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Portugal

Os livros "Bloco de Atividades" "para meninas" e "rapazes", da portuguesa Porto Editora, estão sendo alvo de críticas nas redes sociais por serem considerados sexistas. Enquanto os meninos jogam futebol e brincam de carrinho no livro azul, as meninas ajudam a mãe e dançam ballet no livro cor-de-rosa. Além disso, algumas das atividades propostas para elas são muito mais fáceis do que as que sugeridas para eles.

+ Banda de rock tem show cancelado na Holanda por 'ameaça terrorista'

A denúncia surgiu, pela primeira vez, no perfil de Facebook da associação feminista Capazes. Ativistas dão um exemplo de um exercício em que o grau de dificuldade é claramente maior para os meninos, estabelecendo uma diferença entre os dois sexos.

Vários leitores, pais e educadores denunciaram os livros na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Gênero. Também pelo Facebook, o órgão ligado ao governo português garantiu que está “analisando as referidas publicações, para agir em conformidade”.

A Editora se defendeu nas redes sociais mostrando outras ilustrações dos livros, publicados em 2016. Em nota, afirmou que as publicações "não refletem uma visão discriminatória e preconceituosa, com a qual, obviamente, não nos identificamos". Para a Porto, o exercício criticado é um fato isolado. "Se há um exemplo em que o exercício no caso das meninas é aparentemente mais fácil, há vários outros em que os exercícios são aparentemente mais difíceis".

Contudo, o jornal português Público comparou os dois livros e encontrou outras diferenças do tipo. "No conjunto das 62 atividades propostas, existem seis cuja resolução é mais difícil no livro dos rapazes e três que apresentam um grau de dificuldade superior no das meninas", afirma a publicação.

A Editora Porto foi procurada pelo Notícias ao Minuto Portugal, mas não se pronunciou.

Campo obrigatório