Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Haitianos e senegaleses estão a caminho da região Sul

Imigrantes partiram de Rio Branco (AC) com bilhete de ônibus a Porto Alegre (RS), mas deverão descer antes de chegar ao destino final

Haitianos e senegaleses estão a caminho da região Sul
Notícias ao Minuto Brasil

21:38 - 24/05/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Imigrantes

Mais de 200 haitianos e senegaleses estão a caminho da Região Sul em ônibus da empresa Eucatur, informou o Jornal Zero Hora. Desde quinta-feira, cinco veículos lotados com 44 pessoas cada partiram de Rio Branco, no Acre, com bilhete para Porto Alegre. Embora o destino final seja a capital gaúcha, em razão de acordo feito com o Ministério da Justiça, a maioria deles deve descer no Paraná e em Santa Catarina.

Os dois primeiros ônibus, que partiram de Rio Branco na quinta às 19h (duas horas a menos em relação à Brasília), deverão chegar a Florianópolis na madrugada desta segunda-feira – depois de 80 horas de viagem. Ainda não se sabe quantos desembarcarão na capital catarinense, que se preparou inicialmente para receber 46 pessoas no abrigo instalado no ginásio Capoeirão.

Prefeitura de Porto Alegre (RS) recebe doações para haitianos

Segundo Célio Peixoto, gerente da Eucatur em Rio Branco, os imigrantes dos cinco ônibus que já estão a caminho da região Sul não deverão vir até Porto Alegre, destino final do bilhete.

— O desejo deles é ir a São Paulo. Por isso, deverão descer em cidades próximas, como Curitiba e Prudente — estima Peixoto, acrescentando que os imigrantes são livres para descer onde quiserem durante o trajeto.

De acordo com o gerente da Eucatur, ao longo da semana, outros cinco ônibus lotados irão sair de Rio Branco com destino aos estados do Sul. Mas muitos deles poderão descer em cidades como Porto Velho (RO), Pontes e Lacerda (MT), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Guaíra (MS), Presidente Prudente (SP), Cascavel (PR) e Curitiba (PR).

— Se eles tiverem conhecidos ou parentes em alguns desses lugares, certamente irão descer. Muitos seguem viagem também por conta própria, sem auxílio do governo federal — acrescenta Peixoto.

Campo obrigatório