Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Túmulo de Chico Xavier é danificado e filho fala em vandalismo

Semanalmente, o túmulo e o museu de Chico Xavier recebem 2.500 visitas. Chico Xavier morreu no dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos.

Túmulo de Chico Xavier é danificado e filho fala em vandalismo
Notícias ao Minuto Brasil

11:32 - 19/06/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Médium

O túmulo onde está enterrado o corpo de Chico Xavier apareceu trincado e com algumas marcas de pancadas no vidro blindado que protege o local. O episódio aconteceu no cemitério São João Batista, em Uberaba, e fazem o filho adotivo do médium, Eurípedes Higino, pensar em ato de vandalismo, possivelmente motivado por intolerância religiosa.

O G1 publicou que após o incidente, Higino pretende instalar barras para reforçar a segurança do jázigo. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar e com a administração do cemitério, que afirmaram não ter registrado o ocorrido.

Eurípedes contou que pela manhã esteve no local e notou que a placa de identificação de um túmulo vizinho estava jogada próximo à sepultura do pai. Um jornalista de São Luís (MA) terá visitado o túmulo à tarde para uma pesquisa e percebeu o vidro danificado, explica o filho.

"Eu levei duas senhoras de manhã para conhecerem o túmulo. Quando foi depois do almoço, deixei um rapaz do Maranhão na entrada. Ele logo voltou na minha casa e disse que tentaram quebrar, pois tinha até marcas de pé no vidro", disse.

Para Euripedes, a pessoa que tentou destruir o túmulo do seu pai utilizou peças de mármore soltas da sepultura vizinha. “Nessa altura, tanto pode ser atitude de drogados, como de intolerância religiosa. Eu pensava que o Chico era respeitado desde as periferias e por pessoas de todas as religiões”, declarou.

Segundo o diretor de cemitérios, Jaime Messias, o dano ao túmulo não foi comunicado à administração. Ele destaca que o cemitério é vigiado em tempo integral. “À noite, temos três guardas noturnos fazendo ronda. De vez enquanto, a Guarda Municipal passa e também faz ronda. Durante o dia, tem muitas pessoas no cemitério, como coveiros, lavadores de túmulo. Todos eles são vigilantes também, pois trabalham cuidando de tudo lá”, explicou.

Campo obrigatório