Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mineradora responsável por vazamento na APA de Guapimirim é interditada

A atividade foi suspensa por tempo indeterminado e os responsáveis notificados para realizar obras imediatas no dique

Mineradora responsável por vazamento na APA de Guapimirim é interditada
Notícias ao Minuto Brasil

05:21 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Rio de Janeiro

A Secretaria de

Meio Ambiente do Município de Magé determinou a interdição do local onde ocorreu vazamento da Mineradora Jacundá, no Rio Roncador, na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, na região metropolitana do Rio de Janeiro. De acordo com a secretaria, as providências foram tomadas assim que constatada a irregularidade, na sexta-feira (31), quando foi verificada a “presença de coloração marrom leitosa”.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Roncador foi atingido pelo vazamento do dique de contenção de uma empresa de extração mineral na localidade de Jororó. “Uma grande quantidade de areia e argila atingiu o rio numa extensão de 15 quilômetros, até a foz, na Baía de Guanabara, provocando alteração na coloração das águas, que ficaram cinzento-esbranquiçadas”, informou o instituto por meio de nota.

A atividade da mineradora foi suspensa por tempo indeterminado e os responsáveis notificados para realizar obras imediatas no dique, que rompeu na quinta-feira (30). Técnicos do Inea explicaram que a inspeção constatou que a empresa arrendava áreas para outras mineradoras não licenciadas. Todas serão atuadas e multadas por causa do dano ambiental na região, que é caracterizada pelos manguezais bem preservados.

O Inea esclareceu que o resultado das análises físico-químicas na água do rio sairá em dez dias. A mineradora Jacundá não foi localizada para comentar o problema. Com informações da

Agência Brasil.

Campo obrigatório