Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais Médicos tem 14 cubanos que desistiram

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou essa quarta-feira (4) durante audiência na Câmara de Deputados que pelo menos 14 profissionais cubanos do Mais Médicos já desistiram do programa.

Mais Médicos tem 14 cubanos que desistiram
Notícias ao Minuto Brasil

07:32 - 05/06/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Abandono

Mesmo assim, afirmou o ministro, a taxa de médicos cubanos abandonando o programa do governo é a mais baixa entre todas as nacionalidades de profissionais envolvidas no Mais Médicos. De acordo com dados do Ministério, divulgados essa quarta-feira em audiência na Câmara, a maior taxa de desistência de profissionais pertence aos brasileiros, com 8,4% dos médicos inscritos já fora da iniciativa.

Entre os estrangeiros que, individualmente, se candidataram e juntaram ao Mais Médicos, 0,8% já abandonaram. No caso de profissionais cubanos, essa taxa está nos 0,1%.

Até ao final de março, o número de médicos cubanos que tinha desistido era de sete profissionais ao abrigo do convênio com a Opas. Os últimos dois abandonos foram registrados essa terça-feira (3), conta a Folha de São Paulo.

Arthur Chioro afirmou, no entanto, que a desistência dos profissionais não é algo que possa ser resolvido ou impedido pelo Ministério da Saúde. “Se vai ter refúgio, validação (diploma) não é um problema da Saúde”, afirmou Chioro.

Campo obrigatório