Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Greve dos bancários fecha agências na Grande São Paulo

A greve dos bancários, que começou hoje (30) em todo o país, fechou 626 agências na região da Grande São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Segundo a entidade, cerca de 16 mil trabalhadores aderiram à paralisação.

Greve dos bancários fecha agências na Grande São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

06:18 - 01/10/14 por Agência Brasil

Brasil Sindicato

A categoria reivindica reajuste salarial de 12,5%, sendo 5,8% de aumento real. Já os bancos propõem reajuste de 7,35%, com ganho real de 0,94%.

“O fim da greve depende dos bancos. Mesmo com o lucro dos cinco maiores bancos em R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre do ano, a Fenaban [Federação Nacional dos Bancos] propõe para os trabalhadores reajuste salarial com índice menor de 1%”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.

Na próxima quinta-feira (2), a partir das 15h, os bancários farão um ato na Avenida Paulista. Eles vão exigir o atendimento da proposta de reajuste salarial da categoria e protestar contra a independência do Banco Central (BC). “Somos contra a independência do BC porque isso significaria entregar ao mercado, aos bancos, decisões tão importantes para o país como a inflação, a moeda, taxa de juros. Questões que têm grande impacto no emprego e na vida da população e não podem estar nas mãos de apenas um setor da sociedade”, disse Juvandia.

A reportagem da Agência Brasil procurou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mas não conseguiu contato.

Campo obrigatório