Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Represa de São Paulo está prestes a terminar

A Represa Atibainha, sistema responsável por garantir nas últimas três semanas o abastecimento de água de 6,5 milhões de habitantes da Grande São Paulo, está prestes a acabar.

Represa de São Paulo está prestes a terminar
Notícias ao Minuto Brasil

07:37 - 03/10/14 por Notícias Ao Minuto

Brasil Atibaia

Dos 78,2 bilhões de litros da reserva profunda do segundo principal reservatório da zona, restavam apenas 2,6 bilhões, na última quinta-feira. Esta quantidade de água é suficiente para cinco dias de bombeamento, de acordo com especialistas.

O esvaziamento foi acelerado a partir do dia 18 de setembro, quando a Sbesp desligou as bombas que sugavam o volume mostro das Repressas Jaguari-Jacaréi, Joanápolis. Desde aí, a Atibainha tem garantido água para as zonas norte, oeste e central da capital.

Com o esgotamento da reserva no inicio da próxima semana sobrará a Sabesp, que ainda contra com 25 bilhões de litros, provenientes da Represa Jaguari-Jacaréi, que são os maiores reservatórios do Sistema Cantareira, com 80% da capacidade do manancial.

De acordo com o Estado, há três semanas que a Sabesp apresentava dificuldades para captar o volume morto da região, devido à seca, que fez das represas um córrego.

Campo obrigatório