Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Futuro dos mares é tema de mostra em São Paulo

Depois de passar por Fortaleza, Natal e pelo Rio de Janeiro, a mostra Future Ocean – uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil - pode ser visitada gratuitamente no Museu Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, até o dia 18 de outubro.

Futuro dos mares é tema de mostra em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

20:47 - 12/10/14 por Notícias Ao Minuto

Brasil Fortaleza

A exposição é dividida em módulos e exibe os resultados de várias pesquisas que foram feitas por cientistas alemães sobre as mudanças pelas quais os ambientes marinhos vêm passando nos últimos anos. Eles fazem parte da rede chamada Future Ocean, composta por mais de 200 pesquisadores de instituições de Kiev, na Alemanha, e por colaboradores em várias partes do mundo.

Logo na entrada, um globo terrestre em alto relevo chama a atenção do visitante. Em seguida, cada módulo será responsável por explicar a acidificação dos oceanos e os impactos sobre os organismos marinhos, a gestão sustentável da pesca, o monitoramento dos oceanos e de suas correntes, a elevação dos mares e gestão de zonas costeiras, a exploração de recursos mineiras e o acúmulo de lixo.

Além dos módulos interativos, a mostra apresenta vídeos, palestras cientifícas e conta com uma miniatura de um submarino científico. Outro destaque é o acervo de rochas raras retiradas de ambientes a mais de 4 mil metros de profundidade. “Sabemos que eles [os mares] exercem uma função-chave para a nossa existência. Sua imensidão, porém, é menos investigada do que a superfície da lua. Esse fato, portanto, revela a importância da pesquisa oceanográfica para o nosso futuro”, disse Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo, instituição que apoia a exposição.

Depois desse período em São Paulo, a mostra segue para Itajaí (SC). Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-6587 ou (11) 3091-7149.

Campo obrigatório