Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reservatório do Alto Tietê pode durar apenas mais dois meses

A falta de água continua a atormentar São Paulo. Depois de problemas de volume morto com o Sistema Cantareira, agora é o Sistema Alto Tietê a registrar baixos índices de água.

Reservatório do Alto Tietê pode durar apenas mais dois meses
Notícias ao Minuto Brasil

09:20 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

Brasil Reservatório

O Sistema Alto Tietê de São Paulo atingiu, esta terça-feira, 21,85% da sua capacidade e, caso as chuvas não regressem com força, os reservatórios podem secar, por completo, em menos de dois meses, ainda antes da água do Cantareira.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o Sistema tem capacidade para 52 bilhões de litros, ficando apenas atrás do Cantareira. Há um ano atrás, por esta altura, o nível do Alto Tietê era de 52,8%, mais do dobro do atual.

Depois de registrar um volume abaixo da média em quase todos os meses do ano, o problema foi agravado pela exploração máxima da capacidade do manancial em pleno período de estivagem, conta o Estado. Esse fenômeno teve lugar pois a Sabesp tem retirado água do Alto Tietê para socorrer locais da capital antes atendidos pelo Cantareira.

O Sistema está agora a ajudar bairros como o Aricanduva, o Cangaíba, o Penha, o Sapopemba e o Tatuapé – que pertenciam ao maior Sistema da região – passando sua cobertura para mais de 4 milhões de pessoas.

Campo obrigatório