Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudantes do Rio participam de projeto de conhecimento do samba

Cerca de mil alunos com idades entre 9 e 17 anos, de escolas das redes municipal e estadual da região da comunidade da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, receberam durante dois meses informações sobre o samba, uma das referências da cultura brasileira, e ainda conheceram mais detalhes sobre Dona Zica, na comemoração do centenário dela, que foi uma das figuras mais importantes da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Estudantes do Rio participam de projeto de conhecimento do samba
Notícias ao Minuto Brasil

06:48 - 01/11/14 por Agência Brasil

Brasil Iniciativa

A exposição itinerante Para Não Perder a Memória – D. Zica 100 Anos, percorreu oito escolas, mostrando a história da dama do samba. A mulher do compositor Cartola, fundador da Estação Primeira e um dos maiores sambistas da música brasileira, foi também uma liderança feminina de destaque na Mangueira.

O projeto foi organizado pelo Centro Cultural Cartola - Museu do Samba Carioca e pela Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Para a diretora do Centro, Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e de D. Zica, o projeto contribui para o conhecimento e valorização da principal referência cultural brasileira, e deve ser levado ao conhecimento de mais alunos. “Esperamos que o projeto possa ter continuidade, colocando em prática o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino formal, por seus cultuadores, fortalecendo nosso povo, pelo reconhecimento de nosso patrimônio”, disse ela.

A exposição ficou duas semanas em cada colégio. Período em que os alunos tiveram contato com fotos que contam a história do samba, desde as origens. Os estudantes participaram também de conversas, oficinas, teatro, leituras e workshops com grandes sambistas.

O samba carioca com as suas matrizes - partido alto, samba de terreiro e samba enredo - foi considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2007, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por meio de um processo liderado pelo Centro Cultural Cartola.

Campo obrigatório