Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cantareira sem chuvas significativas nos próximos dias

Inmet: Cantareira deve permanecer sem chuvas significativas nos próximos dias

Cantareira sem chuvas significativas nos próximos dias
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 18/12/14 por Agência Brasil

Brasil Últimas Notícias do Brasil

Sistema Cantareira deve ter chuvas esporádicas nos próximos dias, avalia o InmetDivulgação/Sabesp

As chuvas na região das cabeceiras do Sistema Cantareira devem ser frequentes nos próximos dias, porém de intensidade fraca, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os reservatórios do sistema não receberam chuva ontem (17) e seguem em queda. Hoje (18), o volume é 6,9% da capacidade. Também não choveu nos outros setes sistemas que abastecem São Paulo.

Segundo Neide Oliveira, meteorologista do Inmet, o esperado para os próximos dias são precipitações em forma de pancadas isoladas no final da tarde. O volume previsto para amanhã (19) é 10 milímetros (mm). No domingo (20) deve chover 15 mm e na segunda-feira (21), a precipitação fica em 20 mm. “A tendência é que [o volume de chuvas] vá aumentando”, disse ela.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a pluviometria esperada sobre o manancial durante o mês de dezembro será de 220,9 mm. O volume já acumulado neste mês, está em 41,2 milímetros, abaixo do esperado.

Com poucas chuvas na cabeceira do sistema, o índice do Cantareira caiu 0,1 ponto percentual entre ontem e hoje. A maioria dos sistemas de abastecimento paulista não apresentaram melhora. O Alto Tietê caiu de 10,6% ontem, para 10,5% hoje. Esse sistema passou a receber, no domingo (14), um volume adicional de 39,46 milhões de metros cúbicos captados da Represa Ponte Nova. Trata-se de uma espécie de volume morto, como é usado no Cantareira.

O Sistema Gurapiranga manteve-se estável entre ontem e hoje, registrando capacidade de 35,9%. O Sistema Rio Grande caiu de 65,2% para 64,9%. O Sistema Rio Claro caiu de 28,1% ontem para 27,8% hoje. O Alto Cotia foi o único a elevar a capacidade, oscilando de 30,3% ontem para 30,4% hoje.

Campo obrigatório