Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudantes arrecadam doações para o Natal Solidário

Desde 2006, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organiza a Campanha Natal Solidário. O evento objetiva conscientizar jovens e aproximá-los de instituições filantrópicas. A meta para este ano era arrecadar, entre setembro e o início dezembro, dez toneladas de alimentos e produtos de higiene, além de 700 sacolinhas de presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade.

Estudantes arrecadam doações para o Natal Solidário
Notícias ao Minuto Brasil

15:57 - 21/12/14 por Agência Brasil

Brasil São Carlos

Os estudantes envolvidos na campanha ultrapassaram as expectativas. Foram arrecadados 13,5 toneladas de gêneros, mais o kit de presentes, que incluiu roupa, sapato, brinquedo, doces, escova de dentes e artigos para higiene.

Os 140 voluntários, entre alunos da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, organizaram a divulgação da campanha, conseguiram patrocínio, distribuíram caixas nos supermercados da cidade e, para incentivar a doação do público, realizaram o “Dia D”, em 6 de dezembro. Nesse dia, os voluntários saíram às ruas com carros de som para recolher doações.

Segundo Thaís Matoszko, coordenadora de divulgação e estudante de Engenharia de Produção da UFSCar, este é o ponto alto da campanha. “Para o 'Dia D', tem todo um preparo. São dez bairros que a gente panfleta durante a campanha. Depois, passamos um dia arrecadando. Nesse caso, em vez de pedir que as pessoas venham até a gente, vamos onde elas estão”, explicou.

Convidada por uma amiga, Thaís participa desde 2011. “Logo que entrei fiquei apaixonada”, contou a estudante. Neste ano, já na coordenação, ela disse que “o pessoal achava impossível atingir à meta de dez toneladas, mas colocamos como um desafio. Todos se empolgaram e, no 'Dia D', quando atingimos o número, foi uma comemoração só”.

No fim da campanha, no começo deste mês, a tarefa foi organizar e distribuir as doações. A parte administrativa das entidades recebe os alimentos e produtos de higiene. As sacolinhas de presentes são entregues em creches durante festas de Natal organizadas pela equipe. “Vamos até o local com os voluntários, levamos Papai Noel, além de comidas e bebidas. A entrega é feita para cada criança”, ressaaltou a coordenadora.

O professor Pedro Munari, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, é o responsável pelo suporte aos estudantes. "Ele é a ponte entre o movimento e a universidade", elogiou Thaís. Além desse apoio, ela destacou que “a UFSCar é parte importante do processo, "pois garante credibilidade à nossa campanha”.

Na primeira edição, eram apenas nove integrantes, mas já foi um sucesso. Eles conseguiram juntar 670 quilos de alimentos, 1.4 mil peças de roupas e 600 brinquedos para doação. O evento cresceu e, no ano passado, com 160 membros, as doações renderam 6 toneladas de alimentos e produtos de higiene e 620 sacolinhas de presentes.

Este ano, as entidades que receberam as doações foram o Asilo Cantinho Fraterno, Abrigo dos Idosos Helena Dornfeld, Albergue Infantil, Nosso Lar, Centro Promocional de Menores Padre Teixeira (CPMPT), Lar Rosa de Sarom, a Casa da Criança, Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima e Pastoral da Criança.

Campo obrigatório