Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rampa beneficia deficientes atendidos pelo projeto Praia para Todos

Rampa beneficia deficientes atendidos pelo projeto Praia para Todos no Rio

Rampa beneficia deficientes atendidos pelo projeto Praia para Todos
Notícias ao Minuto Brasil

16:32 - 25/01/15 por Agência Brasil

Brasil Rio

Em parceria com o projeto Praia para Todos, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos inaugurou na manhã de hoje (25) a primeira rampa de concreto na Praia da Barra da Tijuca, ligando o calçadão e a areia. A obra beneficiará os frequentadores do projeto.

Em sua sétima edição, o Praia para Todos, criado em 2008 pela organização não governamental (ONG) Instituto Novo Ser, objetiva promover o acesso de deficientes às praias cariocas. Mais de 10 mil pessoas com necessidades especiais já foram atendidas pelo projeto, conforme informou à Agência Brasil o diretor da ONG, Fábio Fernandes.

A construção da rampa era um sonho antigo dos idealizadores do projeto. “Foi um esforço da ONG e mostra que a Parceria Público-Privada (PPP) pode dar certo”, completou.

A proposta é desenvolver, por meio de uma PPP, infraestrutura acessível para pessoas com deficiência nas praias da capital fluminense. Desenvolvido atualmente na Barra da Tijuca e na Praia de Copacabana, o projeto conta com profissionais de educação física, fisioterapeutas, estagiários das mesmas áreas e voluntários.

Fábio Fernandes esclareceu que o "trabalho de excelência" é o que diferencia o projeto de ações copiadas do Praia para Todos e implantadas em

outros cidades brasileiras.

Entre as novidades para este ano,

Fábio citou as primeiras escolinhas

de surf

adaptado e de vôlei sentado de praia. Foram mantidas as atividades de banho de mar assistido, stand up paddle

(remo em pé),

handbike

(bicicleta adaptada) e frescobol.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, destacou que a rampa era um pedido de alguns meses. "Conseguimos entregar a rampa, que é uma importante iniciativa para pessoas com necessidades especiais".

As atividades esportivas adaptadas são totalmente gratuitas

e ocorrem, até maio, nos

fins de semana, entre 9h e 14h.

Campo obrigatório