Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Transpetro multada por vazamento de óleo em Angra dos Reis

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai autuar e multar a Transpetro em R$ 2,38 milhões pelo vazamento de óleo ocorrido ontem (16), durante operação de transferência entre navios no pier do terminal marítimo da empresa em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Transpetro multada por vazamento de óleo em Angra dos Reis
Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 18/03/15 por Agência Brasil

Brasil Ambiente

O acidente resultou no derramamento de 560 litros de óleo na Baía da Ilha Grande, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios.

De acordo com nota divulgada na noite de hoje (17) pelo Inea, serão emitidos dois autos de infração em nome das empresas da Transpetro que administram a frota de embarcações, responsável pelo navio em que ocorreu o vazamento e pelo terminal marítimo de Angra. Cada multa foi fixada em R$ 1,19 milhão. No cálculo, foram levados em conta agravantes como a ocorrência em área protegida, e também atenuantes, como o trabalho de contenção e retirada do óleo.

As empresas deverão apresentar relatórios completos sobre as causas do acidente e as medidas tomadas para a limpeza e recuperação das áreas atingidas. Ainda segundo a nota, o Serviço de Operações de Emergência (Sopea) e a Superintendência Regional Baía de Ilha Grande do Inea estão supervisionando a operação de contenção e retirada do óleo que ainda resta nas imediações do terminal.

O acidente aconteceu durante operação de transferência de óleo cru entre os navios Gothenburg e Buena Suerte, atracados no pier. Um dos tanques de lastro do Gothenburg, que deveria conter apenas água, estava contaminado com óleo que vazou para o mar.

Campo obrigatório