Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Há 'forte desejo' de que Lula seja candidato, diz presidente do PT

"Eu ouço no povo, na militância do PT, um desejo muito grande de que ele seja. Mas daí a ele ser ou não é uma decisão para 2018", reafirmou

Há 'forte desejo' de que Lula seja candidato, diz presidente do PT
Notícias ao Minuto Brasil

22:05 - 28/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Política no Brasil

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta-feira, 28, não ver novidade na entrevista em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a admitir a possibilidade de ser candidato ao Planalto em 2018, mas reconheceu que existe um forte desejo, no partido, e temor, na oposição, de que isso aconteça.

Segundo ele, existe uma campanha orquestrada para "derreter Lula" e, assim, aniquilar o PT. "Vocês ficam vendo novidade onde não tem. Esse é o problema. Mais uma vez Lula repete o discurso. Hora pode ser, hora pode não ser. É o Lula", disse Falcão.

De acordo com ele, a militância do PT espera que Lula seja candidato, mas a decisão só acontecerá em 2018. "Eu ouço no povo, na militância do PT, um desejo muito grande de que ele seja. Mas daí a ele ser ou não é uma decisão para 2018", reafirmou.

Falcão citou o blog do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) para abalizar a tese de que o alvo da oposição hoje é Lula. "O que a oposição quer... aliás está no blog do Cesar Maia, que para destruir o PT tem que antes derreter o Lula. É justamente o que eles querem. Ele (Maia) fala que tem pesquisas mostrando que as pessoas votam no PT, os negros, as mulheres, os pobres, nem tanto pelas conquistas sociais e pelos benefícios, é pelo que o Lula representa. Daí que para desmanchar o PT tem que antes derreter o Lula. Essa é a tática da oposição", argumentou o dirigente.

Segundo Falcão, o bonecão inflável no qual Lula é mostrado como presidiário, embora não existam denúncias formais contra ele, e a série de mentiras sobre o patrimônio do ex-presidente espalhadas na internet fazem parte desta tática. "Eles sabem bem qual é a liderança e a força política que tem o PT e Lula. Não é tanto pela eleição. Isso vem de antes de a gente ser presidente. Tem vários episódios, o sequestro do Abilio Diniz (quando a Polícia Federal vestiu camisetas do PT nos sequestradores às vésperas da eleição de 1989). Tem uma série de episódios para tentar destruir o PT e o Lula. Tem os mitos, né? Casa no Morumbi, a fortuna do Lula, conta no exterior. Tem uma sucessão de ataques ao Lula e ao PT. O bonecão faz parte dessa campanha de tentar a destruição", afirmou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório