Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Brasil está rapidamente se tornando a Grécia", diz Forbes

De acordo com a revista, o País parece querer ser riscado do mapa em termos de relevância assim como a Venezuela e a Argentina

"Brasil está rapidamente se tornando a Grécia", diz Forbes
Notícias ao Minuto Brasil

06:41 - 06/09/15 por Notícias Ao Minuto

Política América Latina

Esta é a avaliação de uma reportagem publicada na última quinta-feira, 3, pelo site da revista norte americana Forbes. Segundo a publicação, o mercado ainda tenta entender se o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fica ou sai do comando da pasta.

"Primeiro ele ia sair. Depois ele ia ficar. Agora ele pode continuar ou pode sair, apesar de ter dito na semana passada que ficaria. Essa brincadeira no Brasil parece muito com a Grécia e sua decisão de pagar ou não suas dívidas", destaca a publicação.

O artigo da Forbes aponta Levy como a única peça de credibilidade do atual governo brasiliero com os investidores internacionais. Sem ele o dólar irá rapidamente para R$ 4. Há alguns meses, economistas do Itaú Unibanco disseram que os investidores estavam dispostos a dar a Dilma o benefício da dúvida.

A saída de Levy seria a sentença de morte para a confiança dos investidores no Brasil, e pode até mesmo significar o fim do PT, independentemente da direçao futura do escândalo de corrupção em curso envolvendo a Petrobras, afirma a Forbes.

Em meio a tantas incertezas, a publicação ressalta que setembro é um mês importante, com o Tribunal de Contas da União (TCU) examinando as contas da presidente Dilma Rousseff. Se reprovadas, elas podem abrir caminho para o processo de impeachment.

A revista destaca que o impeachment pode parecer atraente para alguns, mas isso colocaria o PMDB no comando do país. E, por mais que algumas pessoas gostem da ideia do PMDB no governo, "é bom lembrar que as maiores estrelas do PMDB no Congresso estão sendo investigadas por corrupção", destaca, dando como um dos exemplos o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Campo obrigatório