Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CPI do BNDES remarca para próxima terça-feira depoimento de Bumlai

O presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), disse que conversou com o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, e acertaram a realização do depoimento de Bumlai na Câmara dos Deputados na próxima semana

CPI do BNDES remarca para próxima terça-feira depoimento de Bumlai
Notícias ao Minuto Brasil

19:23 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Marcos Rotta

O depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que deveria ocorrer hoje (24), foi adiado para

terça-feira (1º) da próxima semana, em função da prisão do pecuarista na manhã desta terça em um hotel em Brasília. A prisão de Bumlai, que inviabilizou o depoimento marcado para esta tarde. A prisão de Bumlai foi decorrente de mais uma fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal.

O presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), disse que conversou com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), responsável pela Lava Jato, e acertaram a realização do depoimento de Bumlai na Câmara dos Deputados na próxima semana.

Marcos Rotta leu na sessão da comissão ofício em que o juiz Moro pediu desculpas pelo fato de Bumlai ter sido preso hoje pouco antes do depoimento à CPI. Moro, diz no ofício, que autorizou a prisão cautelar e que a data para a sua efetivação pela Polícia Federal não estava sob suas ordens.

José Carlos Bumlai foi acusado pelos delatores da Operação Lava Jato – Fernando Soares (o Fernando Baiano) e por Salim Schahim do banco Schahim – de

ter

recebido propinas para mediar negócios com a Petrobras. Os trabalhos da CPI deveriam terminar no próximo dia 4 de dezembro, mas, com a prisão de Bumlai, começaram as articulações para a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 45 dias.

Para que os trabalhos da CPI sejam prorrogados, caberá aos integrantes do colegiado viabilizar apoio dos líderes partidários para que o plenário aprove o requerimento de prorrogação. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório