Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FHC: Brasil vive corrupção sistemática e institucionalizada

Fernando Henrique Cardoso esteve presente no programa "Mariana Godoy Entrevista" e comentou sobre a situação política atual do Brasil

FHC: Brasil vive corrupção sistemática e institucionalizada - FHC: Brasil vive corrupção sistemática e institucionalizada

Notícias ao Minuto Brasil

23:08 - 27/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Entrevista

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conversou com a jornalista Mariana Godoy na noite desta sexta-feira (27), no programa "Mariana Godoy Entrevista", da RedeTV!.

A jornalista questionou FHC sobre o atual momento político brasileiro. Em relação a recente prisão do senador Delcídio do Amaral, o ex-presidente disse que recebeu a notícia com apreensão. Mas, para FHC, que disse que conhece Delcídio, infelizmente ele disse coisas que o complicam muito.

Ele também destacou que foi a primeira vez que o Supremo Tribunal Federal decide prender um senador, parlamentar, líder do governo. "A única hipótese para prender um parlamentar é o flagrante continuado", explica FHC. "Ele é acusado de conspiração para facilitar a fuga do Brasil de uma pessoa que é delator". "O senado aceitou prendê-lo por causa do flagrante", complementa.

Sobre Lula

FHC disse que não sabe se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está envolvido em algum dos últimos casos de corrupção. Ele acredita que Lula irá se explicar se houver acusações contra ele.

Corrupção

O ex-presidente destaca que sempre pode ter havido corrupção por parte de pessoas, empresas e poder público. No entanto, como refere FHC, o que há atualmente, é que "se nomeiam pessoas para exercer funções sobre controle público e essas pessoas são nomeadas para arrecadar dinheiro para o bolso e muito desse dinheiro vai para os partidos".

FHC ressaltou que esse comportamento é uma "corrupção sistemática e institucionalizada" que

"diz respeito ao modo como se governo o paós, e isso é novo, virou regra, nunca foi assim e deve ser coibido". "Isso tem que ter um ponto final", afirmou.

Política é pressão

Fernando Henrique falou que o responsável pelo governo tem que ter capacidade de resistir a pressão. "Você tem que resistir as pressões indevidas", disse.

Sobre a nomeação de pessoas, FHC disse que "enquanto presidente você precisa ouvir, escutar, e ter os seus argumentos para fazer uma triagem para saber quando dá para nomear e não dá para nomear".

Impeachment

O ex-presidente afirmou que não é contra o impeachment. "Diante de fatos, você não tem o que fazer, tem que fazer isso", explicou. "Para ter impeachment a pessoa tem que ser acusada formalmente de um erro, impeachment é um processo político com base juridica", justificou.

Dilma

Na entrevista, FHC argumentou que a presidente Dilma Rousseff, quando foi reeleita, já sabia da situação do Brasil. Para FHC, Dilma "já errou ao não convocar todos para uma coesão ao redor dela, ela continuou com a ideia nós e eles".

O ex-presidente também comentou que Dilma "nomeou pessoas sem qualificação para o cargo" e disse que a presidente está muito isolada da própria base dela".

FHC acredita que Dilma deve "entender a situação do país e mudar o comportamento político, abrir o jogo, unir as forças. Se não ela não conseguirá governar", pontuou.

Campo obrigatório