Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cenário com Lula em 2022 embaralha costura política para disputas no Nordeste

A avaliação é que o petista, que tem alta popularidade e já era encarado como forte cabo eleitoral, ganhou ainda mais peso no tabuleiro político caso protagonize a disputa pelo Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Cenário com Lula em 2022 embaralha costura política para disputas no Nordeste
Notícias ao Minuto Brasil

13:37 - 29/03/21 por Folhapress

Política LULA-2022

SALVADOR, BA, E RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - A retomada da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –com a anulação de suas condenações no âmbito da Lava Jato e a sua possível candidatura à Presidência da República em 2022– embaralhou costuras para disputa de governos estaduais, com impacto maior no Nordeste.

A avaliação é que o petista, que tem alta popularidade e já era encarado como forte cabo eleitoral, ganhou ainda mais peso no tabuleiro político caso protagonize a disputa pelo Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O novo cenário resultou em mudanças de estratégias, acelerou lançamento de pré-candidaturas no campo lulista e deixou alguns aliados de Bolsonaro do centrão em compasso de espera, aguardando as próximas movimentações para decidir qual rumo tomar.

As costuras estarão amarradas ao cenário nacional e passam por fatores como a popularidade de Bolsonaro, o fôlego do crescimento político de Lula e a capacidade dos partidos de centro-esquerda e centro-direita em construir uma alternativa viável ao Planalto.

"A retomada dos direitos políticos do presidente Lula impacta a política brasileira de maneira geral. Ele está com muita disposição e aberto para conversas com segmentos diversos da sociedade, compreendendo a complexidade do nosso país", diz o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

No Nordeste, a avaliação é de que o retorno do presidente ao tabuleiro político fortalece o PT e aliados nas disputas pelos governos estaduais: "Lula tem legado. É óbvio que ninguém vive só disso, mas o legado é um lastro, uma credencial", avalia Carvalho.

O PT, que governa quatro estados na região Nordeste, já tem pré-candidatos para as eleições estaduais em, ao menos, três locais: Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.

Na Bahia, governada pelo partido há 15 anos, a decisão pela elegibilidade de Lula fez com que o PT antecipasse o anúncio do senador e ex-governador Jaques Wagner como pré-candidato ao governo.

Na costura definida, o governador Rui Costa (PT) ficaria até o fim do mandato e não seria candidato a nenhum cago, abrindo a vaga da disputa ao Senado para Otto Alencar (PSD) buscar a sua reeleição.

Wagner deve enfrentar nas urnas o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), em disputa que oporia dois dos principais protagonistas da política baiana na última década.

Com a alta rejeição de Jair Bolsonaro na Bahia, a tendência é que ACM Neto se coloque como oposição ao presidente. Por isso, dentro do DEM, ele defende a construção de uma terceira via que passa por conversas, inclusive, com nomes mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT).

Nas últimas semanas, o ex-prefeito de Salvador endureceu o tom das críticas a Bolsonaro, questionando a atuação do presidente no enfrentamento à pandemia. A estratégia é, desde já, tentar neutralizar um provável discurso do PT na campanha, que tentará ligar ACM Neto a Bolsonaro.

Aliados do ex-prefeito de Salvador avaliam que a provável candidatura de Lula à Presidência dificulta o objetivo de ACM de chegar ao governo do estado. Mas ponderam que o cenário poderia ser pior se o candidato petista ao Planalto fosse o atual governador baiano Rui Costa.

A tendência é que, ancorado em um candidato à Presidência de um partido de centro, o DEM baiano fuja da nacionalização da campanha e busque novos enfoques no discurso.

Um deles será uma espécie de embate geracional: com 42 anos, o ex-prefeito de Salvador buscará se apresentar como uma novidade frente a Jaques Wagner, 70, que junto com Lula, 75, reeditaria a mesma dobradinha das eleições de 2002 e 2006.

Os petistas, por sua vez, dizem acreditar que a alta popularidade de Lula e Rui Costa será suficiente para o grupo se manter no Governo da Bahia, sem maiores sobressaltos.

Já no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra disputará a reeleição, enquanto no Piauí, o governador Wellington Dias trabalha o nome do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles. No caso de Sergipe, o pré-candidato é o senador Rogério Carvalho.

Nesse casos, contudo, a orientação é evitar movimentações políticas mais bruscas neste primeiro semestre, enquanto a pandemia permanecer em cenário mais crítico.

No Ceará, governado há sete anos por Camilo Santana (PT), a sucessão ainda depende das conversas com o PDT, principal aliado do governador petista. O partido ainda estudará possível candidatura em Pernambuco, com a deputada federal Marília Arraes.

No estado pernambucano, a volta de Lula ao tabuleiro estremeceu a aproximação de PSB e PDT em torno da provável candidatura de Ciro Gomes. Dirigentes do PSB já falam abertamente que uma possível composição com o PT não está descartada.

Parlamentares influentes do PSB pernambucano e pessoas próximas ao governador Paulo Câmara (PSB) avaliam que a entrada de Lula no jogo eleitoral de 2022 fragiliza a possibilidade de aliança do partido com o PDT.

Mesmo após uma campanha municipal bastante acirrada entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), na qual o antipetismo foi usado com intensidade, há entre os socialistas o sentimento de que é possível um reposicionamento.

A avaliação predominante é de que uma candidatura mais ao centro, a exemplo de Ciro Gomes (PDT), encontraria dificuldade para criar musculatura eleitoral. Por outro lado, a alta popularidade de Lula facilitaria o caminho para manutenção da hegemonia do PSB em Pernambuco, que já dura 14 anos. Nas redes sociais, após decisões que beneficiaram o ex-presidente Lula, Paulo Câmara fez postagem de apoio ao petista.

Historicamente, Pernambuco tem peso bastante elevado nas decisões do PSB. Em 2018, por exemplo, após entendimento entre Lula e Câmara, o PT conseguiu nacionalmente neutralidade do PSB no primeiro turno da eleição presidencial.

A oposição ao PSB em Pernambuco tende a apostar em nomes novos, mas de famílias com tradição na política, para construir discurso de renovação. O principal nome deles é do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Há negociações em curso para que ele migre para o DEM. Outro nome é o da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), filha do ex-governador João Lyra Neto.

Dentre os partidos do centrão, a palavra de ordem é aguardar e analisar qual será o cenário daqui a um ano. "Tem que ver o que vai acontecer. A força do presidente Lula no Nordeste é inconteste, ninguém questiona isso. Mas o presidente Bolsonaro também terá trunfos se a vacinação avançar e se a economia voltar a crescer", resume o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA).

Por enquanto, o PL tende a caminhar com Bolsonaro, mas nada impedirá uma revoada de parte dos parlamentares e candidatos majoritários em direção a Lula, especialmente no Nordeste.

No Piauí, o senador Ciro Nogueira (PP) é pré-candidato ao governo. Publicamente, diz que mantém o apoio ao presidente e chegou a afirmar que avalia a elegibilidade de Lula como benéfica a Bolsonaro na disputa eleitoral. Por outro lado, passou a fazer críticas pontuais a Bolsonaro, afirmando que ele "perdeu a narrativa" das vacinas.

Campo obrigatório