Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

José Serra e Henrique Meirelles devem lutar por espaço de olho em 2018

Ambos já manifestaram, em algumas ocasiões, planos de chegar à presidência

José Serra e Henrique Meirelles devem lutar por espaço de olho em 2018
Notícias ao Minuto Brasil

06:55 - 01/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Governo Temer

Dois prováveis ministros do possível governo Temer figuram na lista dos que têm pretensões de disputar a sucessão presidencial em 2018. O tucano José Serra e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, cotados para serem ministros das Relações Exteriores e da Fazenda, respectivamente, já manifestaram, em algumas ocasiões, planos de chegar à presidência.

O senador do PSDB já disputou uma eleição presidencial. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele almejava ocupar a Fazenda num eventual governo Temer na estratégia de repetir a trajetória de Fernando Henrique Cardoso durante o governo Itamar Franco. Mas, em conversa com aliados, o vice-presidente reconheceu que, se nomeasse Serra para comandar sua equipe econômica, estaria comprando uma "guerra" com o PSDB, já que líderes do partido como Aécio Neves e Geraldo Alckmin não veriam a nomeação com bons olhos, porque o senador paulista poderia usar o cargo para tirar deles a candidatura a presidente pelo PSDB em 2018.

Ainda de acordo com a publicação, Henrique Meirelles também não esconde de amigos seus planos de disputar a Presidência da República. Recebeu, porém, o pedido expresso de Temer de não usar o cargo para traçar um plano de apoio para uma eventual candidatura no futuro. Caso Meirelles tenha êxito na gestão do Ministério da Fazenda, Temer não se oporia em apoiá-lo à sua sucessão.

Campo obrigatório